A Prefeitura entregou a requalificação do entorno da Lagoa da Messejana nesta sexta-feira (12).
Nesta última sexta-feira (12), a ex-participante do BBB Natália Nara marcou presença na reinauguração da Estátua de Iracema, localizada na pitoresca Lagoa da Messejana, em Fortaleza. A estátua, inspirada na personagem indígena do romance de José de Alencar, é uma icônica obra que teve suas formas baseadas em Natália, selecionada através de um concurso para representar Iracema.
Inaugurado em 1° de maio de 2004, o monumento de 12 metros de altura e 16 toneladas, feito de aço revestido com uma resina uretânica especial, é um marco na paisagem local. A presença do prefeito José Sarto na cerimônia evidencia a importância desta revitalização para a cidade.
Além da reinauguração da estátua, a prefeitura realizou melhorias em todo o entorno da lagoa, incluindo a reforma dos passeios, equipamentos esportivos e áreas de lazer, bem como a restauração do antigo píer de madeira. Como parte dessas intervenções, uma areninha também foi adicionada, enriquecendo as opções de lazer para os moradores e visitantes.
O restauro da estátua de Iracema, com foco na preservação de suas características originais, foi uma parte crucial deste projeto. Além disso, as obras permitiram a operação da bomba d’água que agora jorra sobre a estátua, trazendo de volta o encantador “Banho de Iracema” e permitindo que os visitantes apreciem novamente esta icônica representação literária em pleno funcionamento.
Esta reinauguração não apenas revitalizou um importante ponto turístico de Fortaleza, mas também resgatou uma parte valiosa da cultura e história local, celebrando a beleza da personagem de José de Alencar e o talento de Natália Nara, que imortalizou Iracema nesta impressionante obra de arte.
Com informações do G1
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024
- Cantor Argentino Heleno, ícone dos anos 70 e 80 no Brasil, falece aos 83 anos - 22 de novembro de 2024