Eleições 2024

Domingo de chuva e ventos fortes na Capital cearense

Os fortalezenses foram surpreendidos com chuva na manhã deste último domingo (26) e rajadas de ventos. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 0,2 milímetros na Capital, com ventos que chegaram a 47,7 km/h. Os ventos fortes junto com a chuva provocaram oscilação na energia elétrica em alguns bairros de Fortaleza, como Meireles, Quintino Cunha e Vicente Pinzon. Árvores caíram em alguns pontos e parte da estrutura superior do Aeroporto de Fortaleza foi levado pela ventania.

Aeroporto de Fortaleza – Imagem de divulgação da Web

Pelas redes sociais, internautas compartilharam vários vídeos que mostram o momento em que parte do teto do Aeroporto de Fortaleza é arrancado com a força do vento e as telhas caem na pista de embarque e desembarque. A Fraport, administradora do equipamento, confirmou que algumas telhas se soltaram e afirmou que todas as medidas estavam sendo tomadas para garantir a segurança das pessoas que passavam pelo terminal.

A chuva também provocou a queda de muitas árvores pela cidade. No Centro, uma árvore caiu em cima de um carro estacionado. Na Rua Gastão Justa, no bairro Mondubim, outra de grande porte teve suas raízes expostas. Nas ruas, alguns semáforos ficaram sem funcionar na manhã de ontem. Por volta de 14 horas o tempo se estabilizou e voltou a fazer sol na Capital, com temperatura de 33º graus.

De acordo com a Funceme, as rajadas de ventos ligadas às chuvas são devidas ao aumento repentino da velocidade dos ventos junto às linhas de estabilidade. “Um sistema meteorológico que se forma localmente, que traz uma chuva um pouco mais forte, mas pontual”, informou. O calor e alta umidade sentida nos últimos dias pelos fortalezenses, também foram responsáveis pela instabilidade atmosférica que provocou o fenômeno.

A Funceme já havia previsto precipitações mais reduzidas e isoladas devidas à baixa atividade convectiva na área da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que também encontra-se mais afastada do norte do Nordeste. Para o domingo, as análise já apontavam um cenário favorável à chuvas mais expressivas no Estado, principalmente no interior.

No Estado

Além de Fortaleza, ontem choveu também em outros municípios cearenses. A maior chuva registrada pelos radares da Funceme foi em Caucaia, com 12 milímetros, em seguida, São Gonçalo do Amarante, com cinco milímetros. Choveu ainda em Itaitinga (4 mm) e Itapiúna (2.2 mm).

Previsão

Para hoje, a Funceme prevê predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado com possibilidade de chuva na faixa litorânea. Em Fortaleza, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inep) prevê pancadas de chuvas e períodos de abertura intercalados com nebulosidades e chuvas a qualquer hora do dia.

Fonte: O Estado -CE

 

 

Zeudir Queiroz