O comércio de Fortaleza ficará fechado na próxima segunda-feira (27), quando é comemorado o Dia do Comerciário. Em comunicado oficial, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza informou que as atividades presenciais retornam na terça-feira (28), de 8h às 19h.
Já o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza afirma que as lojas que abrirem no feriado estarão sujeitas à multa mencionada na Convenção Coletiva de Trabalho (CLT), que estabelece o dobro do valor do piso, e será convertida para cada trabalhador(a) prejudicado.
O feriado é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro, mas, em Fortaleza, a data será adiantada pela Convenção Coletiva de Trabalho.
Origem do Feriado no comércio
Em 1908, foi criada a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros se uniram contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.
Ao chegar ao Palácio do Catete, o grupo de caixeiros havia se multiplicado. Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, os recebeu na sacada do Palácio e, naquele dia, foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamenta a jornada de trabalho e reduz a carga horária escrava de 12 horas diárias para 8 horas.
O decreto-lei foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 30 de outubro de 1932. Por isso, 30 de outubro é o “Dia do Comerciário”.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024