Eleições 2024

Chuva perde intensidade no Ceará no último final de semana

Após bons registros de chuvas nos primeiros dias de janeiro, as precipitações perderam intensidade neste domingo (13) em todo o Ceará. O estado recebeu chuvas em pelo menos 38 municípios no intervalo entre as 7h do sábado (12) e as 7h deste domingo (13), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As chuvas que banham o Estado representam, antes de tudo, esperança
FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A maior precipitação foi em Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba, com 31,0 milímetros. Houve chuva também nas cidades de Meruoca (28 milímetros), Marco (25 milímetros) e Granja (24 milímetros). Na Grande Fortaleza maior chuva foi em Maranguape (20,2 milímetros).

De acordo com a Funceme, essa redução, se deve ao fato da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deslocar-se mais para o norte, não influenciando mais as condições de tempo no Estado. A ZCIT é o principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste no período de fevereiro a maio.

Previsão do tempo

Domingo (12):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões.

Segunda-feira (13):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na faixa litorânea, Maciço de Baturité e na Serra da Ibiapaba. No Sertão Central, há possibilidade de chuva.

Terça-feira (14):

  • Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.

Açudes em situação crítica

93 açudes de pequeno e médio porte do Estado estão com volume inferior a 30%. Apenas um açude está com volume acima de 90%. Trata-se do Germinal, localizado na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité. O Castanhão está com volume de 2,68%. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica. O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 5,09% da capacidade.

Fonte: G1 – CE

Zeudir Queiroz