Ceará: Lockdown no Carnaval está descartado, mas barreiras sanitárias são analisadas

Barreiras sanitárias devem ser adotadas novamente no Ceará | Foto: Prefeitura de Várzea Alegre / Divulgação
O Ceará não deve adotar o isolamento social rígido durante o período de Carnaval, mas as barreiras sanitárias não estão descartadas, segundo avaliação da secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Magda Almeida. De acordo com a secretária, a suspensão do feriado, proibição de festas e instalação de barreiras sanitárias já são adotadas pelos municípios e devem contribuir para a menor circulação de pessoas. Assim, o lockdown não é considerado uma medida efetiva neste momento”. Segundo Magda, “é interessante que, nesse momento, as prefeituras realizem barreiras sanitárias para que pessoas contaminadas não entrem nos municípios”, orienta. Magda lembra que várias atividades econômicas foram reabertas até o fim do ano passado. “A gente sabe que existe atividade de maior e menor risco para a disseminação. O que precisamos fazer é modular isso. Não queremos chegar [ao lockdown], não é uma meta, só se realmente não tiver outra [possibilidade]”, afirmou.

Novas restrições

Após reunião virtual com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o governador Camilo Santana, divulgou novas medidas tomadas pelo grupo para combater o avanço do coronavírus e a suspeita da nova variante no Ceará. “Essas medidas foram tomadas por conta do grande aumento do número de casos no Ceará, principalmente na Capital cearense, além do aumento de uma demanda significativa por assistência à saúde, como a procura por um posto de saúde, por uma UPA, um hospital, não só no sistema público, mas também no privado”, disse. Entre as mudanças: – De segunda a domingo, das 20h às 6h do dia seguinte, fica suspenso o funcionamento de quaisquer atividades do comércio ou serviços não essenciais. Essas atividades poderão atender, nesse período, por meio de delivery. E podem funcionar normalmente, após 20h, as farmácias, supermercados, postos de combustíveis, imprensa, segurança privada, funerárias, serviços de saúde e outros serviços essenciais; – Em sábados e domingos, o atendimento presencial em restaurantes, barracas de praia e demais estabelecimentos para alimentação fora do lar somente poderão funcionar para almoço, até 15h. Podendo atender por delivery a partir deste horário.

Mutação no vírus

Segundo Dr. Cabeto, existe uma grande interrogação sobre algumas mutações do novo coronavírus, que possivelmente tem implicações na gravidade e no número de casos no Brasil, como é o caso de Manaus. “Nós temos um número de pessoas jovens infectadas, que representa a maioria, estamos falando aqui de 70% da população. Ou seja, essa parte da população está sustentando a disseminação do vírus de forma comunitária, fazendo vulnerável a população mais idosa e os portadores de comorbidades”, analisou. Fonte: https://gcmais.com.br/  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: