Ceará fica com 40% das vagas do ITA; primeiro vestibular no Estado deve ser em 2024

O Ceará é destaque em aprovações do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ocupando uma média de 40% das vagas, por isso, a segunda sede do Instituto será construída no prédio da Base Aérea de Fortaleza. O relatório que apontou a viabilidade da instalação foi aprovado e apresentado no início de outubro.
A expectativa é de que no próximo ano aconteça o primeiro vestibular da unidade do ITA no Ceará. Apesar de não haver uma definição de quais cursos vão ser ofertados , o ministro da Defesa José Múcio confirmou que o instituto terá a mesma qualidade da sede em São José dos Campos, em São Paulo.
O estudante Aécio Cardoso já acumula dez aprovações em vestibulares de medicina, mas o seu foco e preparação maior é para conseguir uma vaga no ITA.

“Sabe quando você vê aquela coisa voando e você imaginando como aquilo sai do chão? Eu sempre quis entender como isso funciona. Eu me vejo construindo isso e o ITA para mim é a oportunidade de conseguir tal feito”, diz

O engenheiro aeronáutico, Emílio Matsuo, formado pelo ITA passou 38 anos trabalhando na Embraer. Para ele, toda a experiência adquirida se deve à formação que teve no instituto.

“Não foram engenheiros comuns que saíram dessa escola e sim engenheiros munidos de conhecimento aeronáutico de excelência. Essa riqueza foi transferida e praticada dentro dos escritórios , hangares e corredores da Embraer e levou a empresa a terceira potência aeronáutica mundial”, afirma.

Nível das provas do ITA

O vestibular do ITA é considerado o mais difícil do país, pois exige dos candidatos um alto grau de conhecimento e habilidade nas disciplinas de matemática, física, química, português e inglês. O professor de física Leonardo Bruno é formado pelo ITA e explica que um dos fatores que torna o exame difícil é a exigência de habilidade e rapidez dos candidatos.

“Ele é diferente porque se aprofunda mais nos conteúdos. Cobra conteúdos que não são vistos no Ensino Médio, muitas questões são de conteúdos de nível superior. A prova do ITA é um desafio porque exige velocidade. O candidato tem que ser capaz em fazer questões difíceis em um tempo muito curto”, explica.

O ITA em Fortaleza

O excelente desempenho dos candidatos de Fortaleza nos últimos vestibulares do ITA fez com que o Governo aprovasse a instalação de um campus da instituição na antiga Base Aérea de Fortaleza. Um relatório técnico avaliou as estruturas físicas do equipamento e concluiu que ele está apto a receber o ITA. O documento seguiu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde deve receber os encaminhamentos necessários.

Lançamento de livro sobre aviação

O Grupo Cidade está apoiando o lançamento do livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o sucesso da Embraer” que acontece na próxima segunda-feira (23), às 19h, no auditório da Fiec, em Fortaleza. O evento será um momento especial para os apaixonados por aviação, estudantes, líderes e todas as pessoas que buscam a excelência. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: