Eleições 2024

Ceará começa vacinação de pessoas de 18 a 59 anos a partir de julho

Público não prioritário deve fazer cadastro na plataforma Saúde Digital assim como o próximo grupo a ser vacinado na 4ª fase, os profissioanis da educação — Foto: Sesa/Reprodução

O Ceará começa a vacinação do grupo não prioritário com idade entre 18 e 59 anos a partir de julho. A imunização de profissionais da edução e do público em geral foi discutida na tarde desta sexta-feira (28) na reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE), colegiado de gestores estaduais e municipais da Saúde.

“Ficou pactuado [Na reunião da CIB] que, apesar de haver liberação do Ministério da Saúde para o início paralelo da vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos, o Ceará vai iniciar a imunização deste público a partir de julho, conforme cronograma previsto”, afirmou a Secretaria.

Professores

Já a vacinação de profissionais da educação das redes pública e privada está liberada para ocorrer em todo o Ceará a partir deste sábado. A cidade de Maranguape já havia começado a imunização deste público, e a capital terá vacinação da área de educação amanhã.

Os profissionais das escolas devem se cadastrar na plataforma Saúde Digital. As aplicações das doses desses trabalhadores acontecerá no município onde residem.

O primeiro anúncio de que os profissionais da educação – especificamente os professores – começariam a ser vacinados contra a Covid-19 no Ceará foi feito pelo governador Camilo Santana em suas redes sociais na última sexta-feira (21). Nesta semana, Camilo voltou a indicar datas para o início da imunização deste público.

Nesta quarta etapa, além dos trabalhadores da educação, estão:

  • pessoas em situação de rua (imunização já iniciada em Fortaleza);
  • funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
  • população privada de liberdade;
  • forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas;
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
  • trabalhadores de transportes metroviário, ferroviário, aquaviário e aéreo;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores portuários e industriais;
  • trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz