Ceará atinge volume de chuvas esperado para todo fevereiro

Foto: Reprodução
Até esta quarta-feira (21), o volume acumulado de chuvas já atingiu o esperado para todo o mês de fevereiro no Ceará, segundo dados registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média histórica para segundo mês do ano é de 121,3 milímetros, contudo, o acumulado até esta data foi de 134,8 mm, um desvio positivo de 11%. Os dados podem ser revistos porque ainda faltam 8 dias para o término de fevereiro.
Mesmo com esse volume, ainda não se pode considerar que mês de fevereiro está acima da média, em relação às precipitações registradas até aqui em todo o Estado. De acordo com a Funceme, tal categoria somente pode ser definida quando for registrado um volume que supere a marca de 150.16 milímetros. Ao se observar o recorte histórico recente, registrado entre os anos de 2017 e 2021, a marca mais próxima da atual foi a registrada em 2018 quando as chuvas ficaram 62,4% acima da média histórica.

Ceará deve seguir com chuvas em todas as regiões nesta quinta-feira (22)

O Ceará deve seguir com condições de tempo favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões até esta quinta-feira (22), principalmente. Conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados são esperados ao longo desta quarta (21) e ainda entre a madrugada e a manhã de quinta (22), no Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri. Já para tarde e noite de quinta (22), as precipitações deverão reduzri, ficando mais isoladas e relativamente mais moderadas. Tais precipitações têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas neste período do ano. Ela encontra-se a 2ºS, sendo esta posição próxima ao norte do Ceará. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: