
Após reunião que firmou parceria entre o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, no final de janeiro, equipes técnicas dos dois municípios se encontraram nesta sexta-feira (7) para discutir as primeiras ações conjuntas. A primeira iniciativa será uma visita ao Rio Maranguapinho na próxima semana, para identificação de demandas e definição de medidas emergenciais. A Defesa Civil também será acionada para avaliar a situação e propor soluções.
Parceria para soluções integradas
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos, em Fortaleza. Alberto Rocha, secretário de Patrimônio e Transporte de Caucaia, destacou a importância dessa parceria, especialmente no período da quadra chuvosa, onde problemas ambientais e estruturais podem se agravar.
“Essa parceria entre os dois municípios é fundamental para o sucesso das ações realizadas em áreas limítrofes, pois se complementam. Antes, uma ação ficava incompleta porque começava em um município e não tinha continuidade no outro, perpetuando os problemas. Isso não vai mais acontecer”, afirmou Rocha.
Compromisso com integração
O secretário de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Francisco José de Abreu Machado, reforçou a relevância da comunicação eficiente entre as prefeituras.
“Tudo o que acontece em Caucaia também impacta Fortaleza. O prefeito Evandro já sinalizou que o prefeito Naumi é parceiro, e estamos aqui para ajudar e colaborar. Podem considerar essa secretaria como uma extensão do que vocês fazem em Caucaia”, declarou Machado.
A visita ao Rio Maranguapinho será a primeira de muitas ações conjuntas entre os dois municípios, buscando melhoria da infraestrutura urbana, conservação ambiental e redução de impactos causados por chuvas e ocupações irregulares.
Próximos passos
Além da visita técnica, estão previstas ações de limpeza, desobstrução de canais e drenagem em áreas de risco, beneficiando diretamente as comunidades afetadas. Outras medidas estruturantes devem ser anunciadas ao longo do ano, fortalecendo a colaboração entre as prefeituras.
Também participaram da reunião o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Felipe Ribeiro, e o assessor para assuntos estratégicos de Caucaia, Kaká Pires.
–
Com informações da ASCOM
- Moraes nega pedido de Bolsonaro para prorrogar prazo de defesa na denúncia por tentativa de golpe - 20 de fevereiro de 2025
- “Boletim Hídrico: Ceará tem 7 açudes sangrando e 12 com armazenamento superior a 90%” - 20 de fevereiro de 2025
- Caucaia ganha nova escola e ônibus escolar graças à articulação do prefeito Naumi Amorim - 20 de fevereiro de 2025