O evento homenageou a padroeira da Capital, com uma procissão da Barra do Ceará até a Catedral Metropolitana
A 12ª edição da Caminhada com Maria levou uma multidão de fieis às ruas de Fortaleza na tarde de ontem. O evento, apoiado pelo Sistema Verdes Mares, homenageou a padroeira da Capital, Nossa Senhora de Assunção. A caminhada partiu às 12h do Santuário da padroeira, na Barra do Ceará, e seguiu até a Catedral, no Centro, onde houve o ápice do evento, a coroação de Nossa Senhora. O evento reuniu 1,5 milhão de pessoas.
O arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, participou de toda a caminhada e ressaltou a importância do momento de forte manifestação da fé em Deus. Ele destacou também que as diversas pessoas que lotavam o evento estavam traçando um caminho cristão.
Dom José Antonio reforçou o momento de amor e crença à Virgem Maria e revelou que todos os párocos da arquidiocese estavam envolvidos no evento. Na Catedral Metropolitana, o arcebispo comandou a coroação de Nossa Senhora em meio a cânticos de louvor e adoração.
Esperança
Outro participante da caminhada, o padre Antônio Furtado, da Comunidade Católica Shalom, transmitiu uma mensagem de esperança aos devotos devido ao tema do evento que é “Com Maria no Caminho da Esperança”. O religioso também ressaltou o crescimento no número de pessoas presentes.
De acordo com o comandante do 5 Batalhão da Polícia Militar e chefe da operação, tenente-coronel Francisco Souto, 1,5 milhão de pessoas estiveram na caminhada e na coroação na Catedral. O tenente-coronel explica ainda que foi disponibilizado um efetivo de 180 policiais para fazer a segurança do evento.
Devotos
O sol forte e o longo percurso não foram empecilhos para os milhares de devotos da santa. O público das mais variadas idades fez questão de reforçar que o sacrifício e a fé em Nossa Senhora eram o combustível que os guiavam na caminhada. O universitário Daniel Morel, 22, participou do evento pela primeira vez e afirmou que o ato era mais uma prova da sua devoção. “Se eu não tivesse a fé que eu tenho, minha vida não teria sentido. Estou aqui mais pela devoção, nós precisamos pedir menos e agradecer mais”, relatou o jovem.
Já o aposentado José Maria dos Santos, 67, participou de todas as 12 edições da Caminhada com Maria. Frequentador assíduo da Igreja, ele explica que teve uma graça alcançada e, por isso, a fé o motiva a retornar todos os anos.
Alcançar uma graça também é um dos motivos que levou a professora Tais Eliane Feitosa, 47, a acompanhar a passagem da imagem de Nossa Senhora. Ela observava a caminhada na porta da casa da sobrinha, ao lado de um bolo e de uma imagem da santa.
Emocionada, a professora explica que é uma tradição de família, que começou com a irmã já falecida. “Aqui é amor, quando nós amamos ao senhor, amamos a mãe dele e através desse amor ele nos abençoa”, afirma.
Nayana Siebra
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024