Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Bebê que teve complicações após receber medicamento consegue vaga em UTI
Publicada em
• Zeudir Queiroz
O bebê de um mês que apresentou complicações após ter medicação para aerosol aplicada na veia, em Fortaleza, no domingo (3), segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Infantil Albert Sabin.
O pequeno Kalleb Rodrigues Martins só conseguiu transferência na noite de ontem devido à lotação na unidade de saúde.
Possível medicação errada ameaça vida de bebê (Foto: Arquivo pessoal)
Nesta segunda-feira (4), está marcada uma sindicância na UPA do bairro José Walter, local onde aconteceu o possível equívoco, para apurar o ocorrido. O caso aconteceu no último sábado, quando Kalleb foi atendido com problemas respiratórios. Segundo a avó dele, Edilene Rodrigues, uma enfermeira teria realizado a aplicação.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Ceará informou que, após a conclusão dos trabalhos de apuração, vai tomar as medidas administrativas cabíveis ao caso. Ainda de acordo com a Secretaria, a criança recebeu a medicação “Epinefrina” numa dosagem maior do que a indicada.
Em entrevista à Tribuna BandNews FM, a médica pneumologista Alexsandra Maia explicou as características dessa substância. Segundo ela, a medicação é utilizada em tratamentos asmáticos por via respiratória. A especialista cita, ainda, as possíveis causas da reação adversa apresentada pela criança. O estado de saúde de Kalleb é considerado delicado e ainda não há informações sobre quando ele deve receber alta.
O caso
Um bebê de pouco mais de 1 mês de idade está em estado grave no Hospital Infantil Albert Sabin após ter recebido a dosagem errada de um medicamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro José Walter, em Fortaleza. Até o final da manhã deste domingo (3), Kaleb Levy Rodrigues Pereira ainda aguardava na Sala de Ressuscitação por uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).
Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.