Comemoração na Praia de Iracema vai durar 12h, e mais de mil agentes atuarão na segurança pública
A Prefeitura de Fortaleza prevê um público de um milhão de pessoas para comemorar a chegada de 2014 no Aterro da Praia de Iracema na festa marcada para começar às 18h desta terça-feira e se estender por 12 horas. Toda uma estrutura nas áreas de segurança, mobilidade e saúde foi planejada para garantir uma comemoração tranquila. As informações sobre a estrutura foram divulgadas ontem em entrevista coletiva com representantes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Guarda Municipal, Secretaria Regional II, Polícia Militar (PM) e Polícia Civil.
O teste dos fogos de artifício realizado na noite de ontem durou três minutos e encantou turistas e fortalezenses que estavam no Aterro FOTO: FABIANE DE PAULA
A chegada do novo ano será antecipada pela contagem regressiva do cantor e humorista Falcão. Logo em seguida, haverá a apresentação da banda de forró Garota Safada. Antes e depois da virada, o público poderá assistir a shows de atrações nacionais locais. Haverá também uma tenda com música eletrônica.
O show pirotécnico deste ano terá a duração de 16 minutos de explosões no ar e um “balé aquático”, em que os fogos dançarão sobre a água, tudo em sincronia com uma trilha sonora, conforme os dados anunciados ontem.
E também na noite de ontem, que compareceu ao Aterro da Praia de Iracema, pôde conferir uma prévia do espetáculo visual prometido para a hora da virada. O teste dos fogos de artifício durou três minutos e encantou turistas e fortalezenses.
Em toda a cidade serão 906 policiais militares atuando nos sete terminais de ônibus e nos locais onde haverá programações públicas para a virada do ano. Somente na área da Praia de Iracema serão 784 oficiais, sendo 300 no primeiro turno, das 16h às 23h, e 484 no segundo turno, das 22h até o fim da festa, previsto para as 6h do dia 1º de janeiro. No primeiro dia do ano, 65 PMs reforçarão a segurança nas praias da Capital.
Alerta
Para evitar ocorrências mais graves na festa de Réveillon, a PM pede à população que não leve bebidas em embalagens de vidro. Os comerciantes que atuarão no local também estão proibidos de vender os produtos. A Polícia também recomendou aos pais e responsáveis por crianças que ponham identificações nos jovens, como números de telefone em pulseiras ou mesmo colados na roupa.
O 2º Distrito Policial, no Meireles, estará de plantão durante o evento. Se houver necessidade, o 34º DP, no Centro também será acionado. Serão 55 policiais civis entre escrivães, inspetores e delegados. As delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de Defesa da Mulher (DDM) e de Proteção ao Turista (Deprotur) irão registrar Boletins de Ocorrência (B.O.).
A ação da PM contará com 18 viaturas, 35 motocicletas e nove cavalos. A partir das 22h, o número de motos passa para 44 e o de cavalos vai a 27. O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 50 homens na orla de Fortaleza durante a festa, e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também fará parte do esquema de segurança.
A Guarda Municipal contará com um efetivo de 380 agentes, sendo 160 nos sete terminais de ônibus da Capital e o restante dividido entre o pelotão de salvamento aquático e o auxílio aos agentes da AMC e da Etufor.
Postos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com as secretarias municipal e estadual da saúde, vai disponibilizar dois postos médicos avançados. O maior, ao lado do palco, contará com três médicos, além de enfermeiras e auxiliares que realizarão desde a administração de remédios até pequenas cirurgias, duas viaturas estarão no local para fazer remoções. O outro ponto de atendimento, localizado próxima à rua Ildefonso Albano, contará com um médico no posto e outro numa unidade móvel.
A AMC vai disponibilizar 146 agentes para controlar o tráfego e reforçar a fiscalização no entorno da festa. O estacionamento nas áreas do aterrinho e do aterro ficarão proibidos.
Entre as 18h de hoje e 6h de amanhã, 110 linhas especiais vão sair de cada um dos sete terminais de ônibus direto para a festa. Ao todo, serão 1.645 veículos fazendo o transporte de passageiros na cidade cobrando a tarifa social, com passagens custando entre R$ 1,60 (inteira) e R$ 0,80 (meia).
Avenidas bloqueadas a partir das 14 horas
As interdições das vias do entorno do aterrinho e do Aterro da Praia de Iracema terão início às 14h e serão liberadas por volta das 7h de amanhã. As principais vias bloqueadas serão a Av. Beira-Mar, entre R. Arariús e R. Ildefonso Albano, e a Av. Historiador Raimundo Girão, entre R. Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart. Os desvios serão realizados pela R. Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart.
Os moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizadas no trecho interditado terão acesso de carro apenas com a apresentação de comprovante de endereço.
Os itinerários das linhas serão desviados. No sentido leste-oeste, as linhas deixarão de circular no corredor Abolição – Historiador Raimundo Girão, passando para a Av. Senador Virgílio Távora, Av. Dom Luís e Rua Tenente Benévolo. No sentido oeste, os coletivos farão o desvio pela R. Pereira Filgueiras e Av. Desembargador Moreira.
Atrações
1. Paula Fernandes
2. Paralamas do Sucesso
3. Gusttavo Lima
4.MC Leozinho,
5. Ítalo e Renno
6. Simone e Simaria,
7. Luís Marcelo e Gabriel
8.Banda Patrulha,
9. Betinho e Thayná
10. Banda Acaiaca
GERMANO RIBEIRO/RENATO BEZERRA
REPÓRTERES
Fonte: Diário do Nordeste
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024