Ataque a ônibus em Fortaleza e Maracanaú, até o momento 3 casos já foram registrados

Robson Cavalcante
ônibus incendiado fortalezaTrês ônibus foram alvo de ataques, nesta sexta-feira (13), nos bairros Jardim Fluminense, Aracapé e em Maracanaú, no Conjunto Timbó. O primeiro ataque aconteceu com o veículo que faz a linha Jardim Fluminense, número 346. O segundo ataque aconteceu na linha Aracapé/Parangaba, número 375, no bairro Aracapé e o terceiro já a noite, ocorreu a um ônibus da empresa Via Metro. No primeiro caso, o veículo trafegava na Rua Euclides Paulino Barroso e, ao realizar o retorno na Rua Guilhermino de Lima, dois homens, um armado e outro portando um galão de gasolina, interceptaram o veículo e pediram para o motorista e cobrador descerem. Conforme o motorista, Rafael Luis, que conduzia o veículo, os suspeitos se aproximaram do ônibus, um deles com um revólver e outro com um galão de gasolina. Um deles chegou a pichar a lateral do veiculo, mas devido ao fogo rápido, ninguém conseguiu identificar a mensagem. Na mesma rua, alunos da Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar foram liberados mais cedo por medida de segurança. >Suspeito de ataque a ônibus é preso com fuzil Cerca de duas horas depois, outro coletivo foi alvo dos criminosos. Desta vez, um ônibus que fazia a linha Aracapé/Parangaba, número 375. No momento da ação não havia ninguém dentro do coletivo. O veículo estava estacionado na Rua Miguel Aragão com Rua C, no bairro Aracapé. Conforme a Polícia, neste segundo ataque, os vândalos deixaram um faixa com a mensagem “O crime“, mas as chamas destruíram a mensagem deixada pelos suspeitos.   O terceiro caso, de acordo com informações do Capitão Lima, do Corpo de Bombeiros, noConjunto Timbó, motorista e cobrador foram ordenados a sair do ônibus e, em seguida, os dois homens atearam fogo no veículo. Após incediar, a dupla se evadiu por um matagal existente no área.
Motorista e cobrador tentaram debelar o foco do incêndio até a chegada da guarnição do Centro Avançado do Corpo de Bombeiros de Maracanaú que conseguiu debelar o fogo. Segundo o capitão, devido ao trabalho rápido dos homens do corpo de bombeiros, o ônibus foi apenas parcialmente queimado.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-Ce), informou, em nota, que e a categoria optou pelo recolhimento dos carros e paralisação das atividades das respectivas linhas. Caso não ocorram medidas para o combate desse quadro de violência a categoria dos motoristas e cobradores de ônibus poderá deliberar uma greve geral.
Crime em retaliação  De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Junior, o quinto ônibus incendiado, da linha Aracapé/Parangaba,  ocorreu em retaliação a prisão do homem identificado por Francinei Nobre da Silva que é suspeito de ser o mandante do primeiro ataque a ônibus no bairro Jardim das Oliveiras. Na última terça-feira (10), cinco homens atearam fogo em um ônibus que trafegava na Rua E, próximo ao loteamento Paraíso Verde, no bairro Siqueira. De acordo com testemunhas, o grupo estava à bordo de um Pálio preto, quando interceptaram o coletivo, da linha Parque São João. Em fevereiro, um ônibus da empresa Cearense que fazia a linha Jardim Jatobá foi incendiado por uma gangue no bairro do Grande Bom Jardim. O ataque aconteceu em represália pela morte de um integrante do grupo. Um outro caso aconteceu a um ônibus, da linha João Arruda, que foi incendiado na Rua Franco Rocha, bairro do Henrique Jorge no final do mês. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram os fios de casa próximas ao acidente. Fonte: Diário do Nordeste.

Compartilhar notícia: