Eleições 2024

Aplicativo ‘Meu Ônibus’ de Fortaleza ganha novas funções

Os usuários aprovaram o aplicativo que , por enquanto, permite apenas acompanhar rotas e previsão de chegada do ônibus em paradas ( FOTO: KIKO SILVA )
Os usuários aprovaram o aplicativo que , por enquanto, permite apenas acompanhar rotas e previsão de chegada do ônibus em paradas ( FOTO: KIKO SILVA )

Lançado em julho deste ano, o aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza” já conta com 148 mil downloads – uma média de mil por dia. Na semana do lançamento para plataforma Android, ficou entre os cinco mais baixados do Brasil na categoria transporte. O pico máximo foi de 260 mil acessos em um dia, na semana do lançamento. Atualmente, a média é 15 mil acessos diários. Com a boa aceitação do público, a Prefeitura, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), está testando novas funcionalidades para o aplicativo, disponibilizado também para o sistema iOS.

A novidade é que o passageiro poderá fazer recarga do Bilhete Único através do próprio aplicativo; acionar a função soneca – que emite alarme sonoro ou vibratório quando o usuário está próximo da parada na qual vai descer; e a disponibilização do horário de saída da cada ônibus de dentro dos terminais, informação importante que ainda não é disponibilizada. As novas funcionalidades, no entanto, ainda estão em fase de teste, sem previsão de data para serem lançadas. O engenheiro civil da Prefeitura, Ezequil Dantas, destaca que a expectativa é de que o aplicativo seja atualizado no primeiro semestre do ano que vem.

Atualmente, o “Meu Ônibus Fortaleza” oferece três informações aos usuários: a lista de linhas que passa em determinado ponto de parada; a rota das linhas que passa nesse ponto; e a informação mais interativa – a previsão de chegada do veículo até o ponto de parada. Dantas comenta que a ideia do aplicativo surgiu das discussões do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt). Mas, a grande razão de ser, acrescenta o engenheiro, é porque a população ainda sente grande necessidade de obter informações sobre o sistema de transporte público.

Opinião popular

Nas ruas, quem testou o aplicativo não quer saber de outra coisa. Usuários comentam que, além de otimizar o tempo, fazendo com que a pessoa demore menos em pé, no sol, esperando o ônibus, cujos horários são quase sempre irregulares, faz com que esteja menos exposta a assaltos, uma vez que a pessoa só se desloca à parada quando souber que o coletivo já está se aproximando. “Foi a melhor coisa que inventaram, sempre olho antes de sair de casa”, afirma a estudante Juliana Silva, 17.

Para verificar a veracidade e a pontualidade das informações disponibilizadas pelo aplicativo, a equipe de reportagem do </MC></MC>Diário do Nordeste</CF> foi às ruas fazer um teste. No bairro Montese, na Avenida Gomes de Matos, as linhas Montese/Lagoa (411), Parangaba/Papicu Via Montese (044), Francisco Sá/Parangaba (080) e Opaia/Lagoa (025) passaram precisamente no horário previsto. O mesmo aconteceu na Avenida dos Expedicionários, com a linha Parangaba/Centro/Expedicionários (403).

Na Avenida 13 de Maio, em frente à Igreja de Fátima, a pontualidade se repetiu com as linhas Siqueira/Papicu/13 de Maio (030), Parangaba/Náutico (029), Compus do Pici/Unifor (075) e José Walter/BR 166/ Av. N (606).

Mesmo sem ter baixado o aplicativo, a estudante Vitória Freires, 16, disse que já ouviu bastantes comentários. “As minhas amigas usam. Sempre quando estão saindo da sala, elas olham para saber que horas o ônibus vai passar. Acho interessante, porque a pessoa não perde tempo na parada, evitando até possíveis assaltos”, ressalta. Mesmo quem se diz “desatualizado” do mundo tecnológico, aprova o aplicativo.

A diarista Edna Maria Silva, 44, conta que ficou sabendo da ferramenta através de uma matéria na televisão. “Achei bem interessante, pois você tem como saber a hora que o ônibus vai passar”, comenta.

Já a revisora Edilene Nascimento, 37, não pôde baixar o aplicativo, porque o seu celular está com problemas, mas disse que na próxima semana pretende comprar um aparelho novo para testar a nova tecnologia. “Quem tem está falando que dá certo, o ônibus passa no horário exato. Não vejo a hora de ter o meu”, enfatiza.

Saiba mais

Baixe o aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza”, gratuitamente, no Play Store, para celulares com sistemas Androide, ou App Store, nos iOS.

Quando o download estiver concluído, é necessário deixar ligado o GPS do aparelho para que a ferramenta possa checar a localização do usuário e encontrar os pontos de paradas mais próximos.

Em seguida, é só clicar no ponto da parada desejado e ver em quantos minutos o ônibus chegará. Além disso, o usuário pode adicionar seus pontos de parada favoritos e utilizá-los diretamente.

O raio de proximidade para os pontos de paradas podem ser ajustados desde 300 metros até dois quilômetros de distância.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Zeudir Queiroz