Um dado muito importante ressaltado na coletiva desta terça-feira (14), por integrantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é o de que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado estão próximos de atingir o nível de saturação, 90% já estão ocupados.
Para a Sesa, as medidas de isolamento social adotadas no estado vêm sendo eficientes para evitar o pico epidemiológico. Porém, apesar das medidas de contenção, a Covid-19 está se expandindo em vários bairros da capital e chegando também no interior do estado.
A secretaria também informou que o número de óbitos vem aumentando em hospitais da rede pública do Ceará. De acordo com o secretário Dr. Cabeto, o motivo pode ser a demora em buscar por atendimento médico quando surgem os primeiros sintomas.
O estado já recebeu dois lotes de testes rápidos. Profissionais da saúde e da segurança tem prioridade no acesso. Em seguida, pacientes internados e a população carcerária.
A Covid-19 tem índice de mortalidade de 24% entre os pacientes mais graves, de acordo com a secretaria da saúde do estado. Mesmo entre os pacientes que receberam alta hospitalar ainda não é possível falar em cura, já que não se sabe se os sintomas podem voltar. As medidas de isolamento social devem ser ampliadas em todo o estado.
Com informações de Evelyn Ferreira/TV Cidade
- Vereador Inspetor Alberto é indiciado por maus-tratos a animal e injúria eleitoral - 3 de abril de 2025
- Mutirão “Cadastro Único Vai Até Você” leva inclusão social às comunidades de Caucaia - 2 de abril de 2025
- Irmãos separados há mais de 40 anos se reencontram de forma surpreendente em Blumenau - 2 de abril de 2025