Começa nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a 5 anos nos postos de saúde de Fortaleza, onde 10 casos já foram confirmados e outros 75 foram notificados como suspeitos.
Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. Foto: José Leomar
No sábado (1º) a vacinação será ampliada para os postos de saúde dos outros 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A meta é imunizar cerca de 245 mil crianças em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.
> Pais lotam posto de saúde em busca de vacina contra o sarampo
As crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) intensificou a necessidade de os pais levarem oscartões de vacinação das crianças no dia da vacinação.
Não podem se vacinar gestantes e pessoas alérgicas a ovo. Mulheres imunizadas não devem engravidar até um mês após terem tomado a vacina.
Os casos de Fortaleza apresentaram o vírus do genótipo D8, que circula em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina registraram casos.
Fonte: Diário do Nordeste
- Geraldo Alckmin convida Papa Leão XIV para participar da COP30 em Belém - 18 de maio de 2025
- Moraes nega adiamento de oitivas pedido por Bolsonaro - 18 de maio de 2025
- Caucaia garante reajuste para servidores municipais - 17 de maio de 2025