Começa nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a 5 anos nos postos de saúde de Fortaleza, onde 10 casos já foram confirmados e outros 75 foram notificados como suspeitos.
Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. Foto: José Leomar
No sábado (1º) a vacinação será ampliada para os postos de saúde dos outros 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A meta é imunizar cerca de 245 mil crianças em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.
> Pais lotam posto de saúde em busca de vacina contra o sarampo
As crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) intensificou a necessidade de os pais levarem oscartões de vacinação das crianças no dia da vacinação.
Não podem se vacinar gestantes e pessoas alérgicas a ovo. Mulheres imunizadas não devem engravidar até um mês após terem tomado a vacina.
Os casos de Fortaleza apresentaram o vírus do genótipo D8, que circula em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina registraram casos.
Fonte: Diário do Nordeste
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Prefeitura de Caucaia acompanha obras de saneamento no Conjunto Metropolitano - 7 de março de 2026
- Justiça revoga liberdade condicional do goleiro Bruno após viagem sem autorização - 7 de março de 2026
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
