A inspeção de cargas acondicionadas em contêineres que transitam pelo Terminal de Múltiplo Uso do Porto do Pecém (TMUT) deverá ganhar mais agilidade e segurança. A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) implantará um pátio de fiscalização para atender ao “scanner” de inspeção de contêineres, que funciona no Porto. O equipamento realiza vistoria interna dessas câmaras com cargas classificadas como de alto risco e que possam passar pelo terminal, com destino a outros portos no Exterior. A tecnologia utiliza raios-x, portanto não é invasiva.
A empresa vencedora da licitação do pátio foi a Concrepoxi Engenharia, que deverá aprontar a obra em quatro meses. Os investimentos somam R$ 1,4 milhão. Esse tipo de inspeção atende às medidas de segurança estabelecidas pelo Container Security Iniciative (CSI), do qual o Porto do Pecém é signatário.
Projetada para reforçar o atendimento à crescente movimentação de cargas do Porto, cuja movimentação este ano, já atingiu 6,6 milhões de toneladas de mercadorias, a área de fiscalização terá 15 mil m², anexa ao scanner. O equipamento faz parte dos preparativos para atender ao crescimento da demanda do porto, surgidos com a implantação de empreendimentos como a Siderúrgica (em implantação) e a Refinaria (em planejamento) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024