Tradição reúne milhares de devotos para relembrar a paixão de Cristo e homenagear Padre Cícero

Milhares de fiéis participaram, nesta Sexta-feira Santa (18), da tradicional subida à ladeira do Horto, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense. A caminhada, que tem cerca de 2,5 quilômetros, leva os devotos até a estátua de Padre Cícero, um dos maiores símbolos religiosos do Ceará, e faz parte das celebrações da Semana Santa.
A subida é marcada por orações, cânticos e paradas nas estações da Via Sacra, onde os participantes refletem sobre o sofrimento, a paixão e a morte de Jesus Cristo. Muitos aproveitam o percurso para fazer promessas, agradecer graças alcançadas ou renovar sua fé.
Para os devotos de Padre Cícero, o trajeto tem ainda um sentido mais profundo, pois era o mesmo caminho que o religioso percorria quando se retirava para rezar no Horto. A tradição da subida já acontece há mais de 50 anos e representa um dos momentos mais significativos da religiosidade popular nordestina.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, cerca de 100 mil pessoas devem passar pelo local somente nesta sexta, vindas de várias cidades do Ceará e de outros estados do Nordeste.
A Romaria da Semana Santa em Juazeiro do Norte é uma das maiores do país e reforça o papel central de Padre Cícero na devoção popular nordestina, reunindo multidões em busca de espiritualidade, conforto e renovação da fé.
–
Com informações do G1
- Beneficiários do Bolsa Família se concentram em Bahia, São Paulo, Pernambuco, Rio e Minas - 19 de abril de 2025
- Fiéis sobem a ladeira do Horto em Juazeiro do Norte nesta Sexta-feira Santa - 19 de abril de 2025
- Educação de Caucaia prorroga inscrições para bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado - 18 de abril de 2025