Sistema foi projetado, construído e programado no curso de Telemática
Os estudantes do curso superior Tecnologia em Telemática, campus de Tauá, desenvolveram um semáforo didático utilizando o microcontrolador PIC e empregando a linguagem C de programação. O projeto simula o cruzamento de duas vias, com o funcionamento de quatro semáforos automatizados. O sistema possibilita a inclusão futura de quatro aplicações, como videomonitoramento e controle de tráfego.
O projeto foi realizado no decorrer de três semestres, pelas turmas da disciplina de Sistemas Embarcados. O professor da disciplina, Beijamim de Assis, relata que o sistema foi desenvolvido em três etapas. “A primeira turma da disciplina fez o planejamento do projeto. A partir do planejamento, a segunda turma construiu a parte física, montou todo o hardware. Por último, a terceira turma programou a parte lógica, com software e firmware”, explica.
O professor Beijamim aponta que a expectativa é de que o projeto seja estudado e aprimorado pelas próximas turmas da disciplina. “Esperamos que as próximas turmas da disciplina continuem estudando e aprimorando esse sistema do semáforo, desde o seu planejamento, seu hardware e firmware de funcionamento.”, complementa.
O estudante Maurício Bezerra afirma que trabalhar no desenvolvimento do sistema de semáforo foi essencial para o curso de Telemática. “Participar desse projeto, com o planejamento, construção e programação desse semáforo trouxe conhecimento de várias tecnologias e componentes de software e hardware”, resumiu.
Serviço
Desenvolvimento de semáforo didático automatizado
Local: campus de Tauá / IFCE / Curso de Telemática
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024