- Vereadores Eleitos em Fortaleza nas Eleições 2024 - 7 de outubro de 2024
- Eleições 2024 em Caucaia: Naumi Amorim lidera e Catanho avança ao segundo turno com virada no último momento - 6 de outubro de 2024
- Vereadores Eleitos em Caucaia nas Eleições 2024: Confira os Resultados - 6 de outubro de 2024
Todas essas paisagens, dentre tantas outras, são Unidades de Conservação e contam com os servidores da Superintendência Estadual do Meio ambiente (SEMACE) e do Conselho de Políticas para o Meio Ambiente (COMPAM) para protegê-las.
Alem do controle das Unidades de Conservação, nós servidores também somos responsáveis pelo licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, análise de estudos, atendimento de denúncias e demandas do Ministério Público e do judiciário, controle florestal, além de promover a educação ambiental e análises jurídicas, tudo isso num universo de 184 municípios chamado Ceará.
Imbuídos da responsabilidade de proteger e exercer o controle sobre a qualidade do meio ambiente, diariamente vamos a campo, vistoriamos, pesquisamos, investigamos, estudamos, analisamos, monitoramos e produzimos relatórios e pareceres. Corremos riscos, enfrentamos dificuldades… Mas tem a certeza de que este trabalho é importante para a sociedade e a economia do estado. Ah, estado esse que possui belas paisagens…
Agora imagine o piso salarial da maioria dos servidores. Poderia dizer-se, muito boa por sinal, já que os carros são luxuosos e fazem jus a um salário de Marajó, como o de todo funcionário público, diria os desavisados. Não, não, o piso é irrisório, muito abaixo que deveria ganhar um trabalhador de nível superior, está abaixo dos R$- 2.000,00 (dois mil reais), é sim, é a mais pura verdade.
Sim, é essa a remuneração dada aos servidores do meio ambiente em um estado que vê sua economia crescer a níveis galopantes, que se prepara para receber uma refinaria de importância internacional, que possui sua capital como a quinta maior do país, que recebe turistas do mundo inteiro para aproveitar as belezas naturais, que vê indústrias e usinas eólicas surgirem num piscar de olhos e que possui um complexo portuário em franca expansão.
E é justamente pela melhoria das condições salariais e de trabalho que nós servidores estamos a dois anos tentando dialogar com o governo do estado. Não obtemos respostas, procuramos uma solução. Devido a dificuldade de ao menos conversar, no dia 24/09 deverá ser decretada greve por tempo indeterminado, o que prejudicaria a economia do estado, haja vista o órgão ser considerado estratégico e exercer o controle ambiental no estado do Ceará.
Não é esse o desfecho que queremos, mas tudo caminha para esse resultado…
Enviada por Assessoria de comunicação da ASSEMACE