Enem: abstenção no Ceará supera primeiro domingo de prova

Dos 322.583 mil inscritos, mais da metade não conseguiu participar do segundo dia de exame
Candidatos participam do Enem no campus da Uece, em Fortaleza | Foto: Evelyn Ferreira / TV Cidade Fortaleza
O segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção de 51% no Ceará, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) horas após o fim da prova. A porcentagem é superior ao registrado na semana anterior, quando 47,9%, dos candidatos não foram aos locais de aplicação. Entre os 322.583 mil inscritos, 164.369 não participaram do segundo dia, quando foram apresentadas 90 questões relacionadas às áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na semana anterior, faltaram 154.545 cearenses.

Nordeste

Por região, o Ceará caiu uma posição no ranking de abstenção no Enem. Na semana passada, o Estado ocupava o quarto lugar, que ficou com o Piauí neste domingo (24). Confira:
  1. Maranhão 54,8%
  2. Bahia 53,7%
  3. Pernambuco 52,2%
  4. Piauí 51,3%
  5. Ceará 51%
  6. Rio Grande do Norte 49,6%
  7. Sergipe 49,6%
  8. Alagoas 49,1%
  9. Paraíba 47,3%
Após o exame, o Inep apresenta o balanço do segundo dia de provas. Confira: 

Inep

Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou que o segundo domingo de provas ocorreu “com tranquilidade, sem complicações”. Diferente da semana anterior, Lopes afirma que não houve nenhum candidato impedido de fazer a prova por lotação nas salas ou interdição pela Vigilância Sanitária. Apesar da avaliação positiva, o nível de abstenção nacional ficou em 55,3% neste fim de semana. O presidente do Inep, apesar da taxa, negou que fosse necessário mudar a data do Enem por conta da pandemia. Segundo Alexandre Lopes, cabe ao Inep dar a oportunidade a todos fazerem o Enem, o número foi maior que o esperado, mas prefiro olhar o copo meio cheio, 2,4 milhões fizeram a prova e isso é uma vitória”. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: