Moradores de 19 municípios do Ceará não são contemplados com o serviço de transporte intermunicipal de passageiros e têm enfrentado dificuldades para realizar deslocamentos para outras cidades e, principalmente, para a capital Fortaleza. As viagens entre esses municípios, ainda desassistidos de ônibus com viagens intermunicipais, são feitas por meio de transporte complementar, como vans, que quase sempre trafegam lotadas gerando muitas reclamações entre os usuários.
Na lista dos municípios com ausência de ônibus intermunicipais aparecem, inclusive, aqueles com grande potencial turístico para atrair centenas de visitantes como Paraipaba, Trairi, Paracuru e Guaramiranga.
Em parte deles, o transporte interurbano passou por vários processos de licitação, mas não houve interessados em assumir o serviço. Em outras cidades, a baixa demanda prejudicou a disponibilização do transporte. Com a pandemia de Covid-19, muitas dessas viagens foram interrompidas como forma de cumprir medidas de isolamento social e jamais foram retomadas.
A situação prejudica pessoas como a doméstica Mari Moreira que puxa a lista de usuários insatisfeitos com a ausência do transporte intermunicipal. Moradora de Paraipaba, ela precisa se deslocar para Fortaleza diariamente e reclama de sempre chegar atrasada no emprego. “Está muito difícil. É uma lotação imensa, a gente só chega atrasado no trabalho porque não dá tempo, sem falar que não consigo voltar de Fortaleza para Paraipaba na sexta-feira porque não tem transporte”, relata.
A lotação e o aperto deixam patente a falta de conforto e bem-estar dentro das vãs que fazem o transporte da população do município. Alguns passageiros sequer conseguem embarcar devido a falta de lugar no veículo, como a comerciante Ivanilde Oliveira, que às vezes chega a esperar até duas horas pelo transporte.
“A minha experiência é ruim e de muita indignação porque todo fim de semana tenho que voltar de Fortaleza para Paraipaba e já são dois anos nessa situação. Às vezes o transporte é tão lotado que não dá para embarcar e fico sem condições de pagar R$ 50 em um transporte particular”, desabafa.
Ônibus intermunicipais: Arce diz que há expectativa de nova licitação ainda em 2023
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) informou à reportagem que, ao todo, foram realizadas quatro tentativas de licitação com o objetivo de contratar uma nova empresa para as áreas atendidas pela antiga operadora, entre as quais três foram desertas, pela falta de interesse das transportadoras.
“Nesse contexto, com o objetivo de garantir atendimento à população cearense, a Agência Reguladora do Estado do Ceará ressalta que uma parte das empresas está realizando o transporte dos cidadãos em alguns municípios, e o restante segue sendo atendido pelo serviço de transporte complementar (vans), até que ocorra um novo certame e haja uma empresa vencedora”, esclareceu a agência.
Ainda conforme a Arce, atualmente, o Órgão segue elaborando uma nova configuração para o sistema de transporte nas referidas áreas de operação, para que novas operadoras possam atuar nas regiões desatendidas. Dessa forma, a expectativa da Arce é que uma nova licitação ocorra ainda em 2023.
“O objetivo da Agência Cearense é garantir o acesso a um serviço de qualidade, de acordo com os meios legais. Portanto, nossos técnicos estão dedicando todo empenho em garantir o devido atendimento e assistência a todos os cidadãos”, finaliza.
Confira a lista dos municípios sem transporte intermunicipal no Ceará:
- Abaiara
- Alcântaras
- Altaneira
- Aratuba
- Baturité
- Caririaçu
- Granjeiro
- Guaramiranga
- Meruoca
- Mulungu
- Pacoti
- Palhano
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Tarrafas
- Trairi
- Umari
- Uruburetama
Fórum vai debater investimentos em infraestrutura
“Perspectivas de Investimentos em Infraestrutura no Ceará” é o tema que vai pautar a 31° edição do Fórum Regulação e Cidadania, da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).
O evento, que será realizado no próximo dia 29, às 13h, na sede da própria Agência Cearense, tem o objetivo de apresentar os projetos estruturantes em andamento nos setores de saneamento básico e transporte rodoviário, com foco nos públicos interno e externo.
De acordo com a assessora da Agência Cearense, Danielle Pinto, no momento em que a Arce se prepara para debater seu plano estratégico, a partir de outubro deste ano, o Fórum abre uma oportunidade para conhecer algumas iniciativas associadas ao planejamento estratégico de longo prazo do Governo do Estado, o Ceará 2050. “Também será uma oportunidade de influenciar positivamente os setores regulados”, declarou.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024