
Na lista dos municípios com ausência de ônibus intermunicipais aparecem, inclusive, aqueles com grande potencial turístico para atrair centenas de visitantes como Paraipaba, Trairi, Paracuru e Guaramiranga.
Em parte deles, o transporte interurbano passou por vários processos de licitação, mas não houve interessados em assumir o serviço. Em outras cidades, a baixa demanda prejudicou a disponibilização do transporte. Com a pandemia de Covid-19, muitas dessas viagens foram interrompidas como forma de cumprir medidas de isolamento social e jamais foram retomadas.
A situação prejudica pessoas como a doméstica Mari Moreira que puxa a lista de usuários insatisfeitos com a ausência do transporte intermunicipal. Moradora de Paraipaba, ela precisa se deslocar para Fortaleza diariamente e reclama de sempre chegar atrasada no emprego. “Está muito difícil. É uma lotação imensa, a gente só chega atrasado no trabalho porque não dá tempo, sem falar que não consigo voltar de Fortaleza para Paraipaba na sexta-feira porque não tem transporte”, relata.
A lotação e o aperto deixam patente a falta de conforto e bem-estar dentro das vãs que fazem o transporte da população do município. Alguns passageiros sequer conseguem embarcar devido a falta de lugar no veículo, como a comerciante Ivanilde Oliveira, que às vezes chega a esperar até duas horas pelo transporte.
“A minha experiência é ruim e de muita indignação porque todo fim de semana tenho que voltar de Fortaleza para Paraipaba e já são dois anos nessa situação. Às vezes o transporte é tão lotado que não dá para embarcar e fico sem condições de pagar R$ 50 em um transporte particular”, desabafa.
Ônibus intermunicipais: Arce diz que há expectativa de nova licitação ainda em 2023
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) informou à reportagem que, ao todo, foram realizadas quatro tentativas de licitação com o objetivo de contratar uma nova empresa para as áreas atendidas pela antiga operadora, entre as quais três foram desertas, pela falta de interesse das transportadoras. “Nesse contexto, com o objetivo de garantir atendimento à população cearense, a Agência Reguladora do Estado do Ceará ressalta que uma parte das empresas está realizando o transporte dos cidadãos em alguns municípios, e o restante segue sendo atendido pelo serviço de transporte complementar (vans), até que ocorra um novo certame e haja uma empresa vencedora”, esclareceu a agência. Ainda conforme a Arce, atualmente, o Órgão segue elaborando uma nova configuração para o sistema de transporte nas referidas áreas de operação, para que novas operadoras possam atuar nas regiões desatendidas. Dessa forma, a expectativa da Arce é que uma nova licitação ocorra ainda em 2023. “O objetivo da Agência Cearense é garantir o acesso a um serviço de qualidade, de acordo com os meios legais. Portanto, nossos técnicos estão dedicando todo empenho em garantir o devido atendimento e assistência a todos os cidadãos”, finaliza. Confira a lista dos municípios sem transporte intermunicipal no Ceará:- Abaiara
- Alcântaras
- Altaneira
- Aratuba
- Baturité
- Caririaçu
- Granjeiro
- Guaramiranga
- Meruoca
- Mulungu
- Pacoti
- Palhano
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Tarrafas
- Trairi
- Umari
- Uruburetama
Fórum vai debater investimentos em infraestrutura
“Perspectivas de Investimentos em Infraestrutura no Ceará” é o tema que vai pautar a 31° edição do Fórum Regulação e Cidadania, da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O evento, que será realizado no próximo dia 29, às 13h, na sede da própria Agência Cearense, tem o objetivo de apresentar os projetos estruturantes em andamento nos setores de saneamento básico e transporte rodoviário, com foco nos públicos interno e externo. De acordo com a assessora da Agência Cearense, Danielle Pinto, no momento em que a Arce se prepara para debater seu plano estratégico, a partir de outubro deste ano, o Fórum abre uma oportunidade para conhecer algumas iniciativas associadas ao planejamento estratégico de longo prazo do Governo do Estado, o Ceará 2050. “Também será uma oportunidade de influenciar positivamente os setores regulados”, declarou. Fonte: https://gcmais.com.br/Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Justiça revoga liberdade condicional do goleiro Bruno após viagem sem autorização - 7 de março de 2026
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
- Homem é morto a tiros e criança de 4 anos fica ferida em ataque no bairro Icaraí, em Caucaia - 6 de março de 2026
