Eleições 2024

Duas cidades do Ceará sofrem com falta d´água

Dois municípios do Ceará registraram problemas no abastecimento de água nos últimos dias. Em Camocim, um transformador de energia das bombas de distribuição de água está operando em baixa pressão acarretando falhas no abastecimento em alguns bairros. Já em Itapipoca, os dois açudes que abasteciam a cidade secaram e a adutora construída para levar água para a população estourou.

Há dois dias o abastecimento de água em Camocim foi interrompido. A denúncia foi enviada através da ferramenta interativa VC- Repórter pela internauta Francisca Juliana Cordeiro Nascimento. A leitora afirma também que é comum haver falhas na distribuição de água na cidade, chegando a alguns dias a faltar água a partir das 7h da manhã.

Segundo Francisca Juliana, diversos domicílios localizados na Rua São Basílio, no bairro Boa Esperança, estão sofrendo com a falta de abastecimento “A situação está difícil, pois não há água nem para escovar os dentes ou cozinhar”, destaca.

O Serviço Autônomo de Serviço e Esgoto (SAAE), responsável pelo abastecimento de água em Camocim, relata que há um problema com um dos transformadores da cidade, o que ocasiona baixa pressão e, consequentemente, falha no abastecimento. José Filho, superintendente do SAAE, afirma que a falta d´água atinge principalmente dois bairros, Apossados e Boa Esperança.

O superintendente do SAAE revela, ainda, que a previsão é de que um novo transformador seja instalado no próximo sábado (28). Segundo José Filho: “o novo aparelho deve resolver as falhas de distribuição, mas é preciso desligar o sistema de abastecimento para implantação do novo equipamento”.

Itapipoca também sem água

A adutora que abasteceria Itapipoca tem cerca de 30 quilômetros e foi construída para transpor água do açude Gameleira, mas ao ser acionada apresentou vazamento em diversos pontos. De acordo com moradores de Itapipoca, a cidade está sem água há duas semanas, pois o açude Poço Verde secou e o reservatório Quandú só consegue abastecer alguns bairros da sede.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz