Duas cidades cearenses, Tamboril e Monsenhor Tabosa, na região dos Inhamuns, estão em estado de alerta após notificações de casos suspeitos de gripe aviária. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), foram identificados possíveis casos da doença em em avoantes. Essa ave costuma ser caçada e consumida no interior do estado, o que gera preocupação quanto à transmissão do vírus para seres humanos. A orientação é não caçar nem consumir esses pássaros.
Em humanos, os principais sintomas são tosse, espirros, secreção nasal, problema motores, torcicolo e diarreia. Nos animais, a gripe tem alto índice de mortalidade, o que pode ser prejudicial para o setor produtor de aves.
Cidades cearenses com suspeitas de gripe aviária
O Brasil está em emergência zoossanitária, pelos próximos 180 dias, por causa dos casos de gripe aviária. A medida tem o objetivo de evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana.
Com a declaração de emergência, os governos vão poder se articular e mobilizar recursos para garantir força de trabalho, logística e equipamentos. Segundo o Ministério da Agricultura, por não haver registro na produção comercial, não há mudanças no status brasileiro de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024