Eleições 2024

Convênio deve garantir assistência técnica para produtores de mamona

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Petrobrás Biocombustíveis (PBIO) assinaram, nesta segunda-feira convênio para incrementar a assistência técnica oferecida a seis mil agricultores familiares, produtores de mamona no semiárido cearense.

O acordo inclui, pela primeira vez, a disponibilização de preparo mecanizado de solo para uma área de 4.320 hectares, atividade que agregará ao trabalho já realizado pela companhia com os pequenos produtores. O objetivo é aumentar a produção e a produtividade da mamona.

Outra novidade do convênio será o fornecimento de adubo para os agricultores. No novo modelo, o técnico agrícola avalia a área de plantio do agricultor e, caso apresente indicação para o preparo de solo, são realizadas operações, como aração e gradagem, o que modifica a biologia e a dinâmica dos nutrientes no solo, favorecendo o aumento da produtividade.

O trabalho seguirá o calendário agrícola e atingirá 14 municípios cearenses: Boa Viagem, Canindé, Catunda, Independência, Itatira, Madalena, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, Tamboril e Tauá.

Fonte: http://www.itatiranoticias.com/

Zeudir Queiroz