Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Conselho de Medicina Veterinária alerta para risco de extinção de animais da fauna cearense
Conselho de Medicina Veterinária alerta para risco de extinção de animais da fauna cearense
Publicada em
Nesta terça-feira (10), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE) fez alertas sobre o risco de extinção de animais da fauna cearense. Os dados foram divulgados pelo programa Cientista-Chefe, da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). Segundo o levantamento 126 animais da fauna cearense foram extintos do estado. Dentre eles, a onça pintada, queixada, tamanduá bandeira, anta e as populações nativas do bicho preguiça.
“O CRMV-CE reforça a importância do equilíbrio entre as práticas que promovem o bem-estar do homem, dos animais e meio ambiente. Existe uma interdependência entre as espécies e, quando desequilibramos essas relações, podemos ter reflexos nos micro e macro ambientes, inclusive levando a extinção de animais e causando danos diretos também aos seres humanos” , declarou o Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa.
O Gestor ainda reforçou a necessidade de políticas públicas que coloquem os animais e o meio ambiente em grau de importância para a promoção da Saúde Única.
“Apesar de o ser humano ser visto com prioridade, o poder público precisa ter políticas públicas mais efetivas, com maior combate aos processos que causam os desequilíbrios à nossa fauna e flora. Deve, por exemplo, inibir práticas de contrabando, de invasão às áreas selvagens, contratar profissionais médicos-veterinários, únicos habilitados para lidar com a clínica, diagnóstico e com a temática completa de forma profunda, para atualizar suas políticas públicas e implementá-las no dia a dia”, completou.
Diversas são as causas que levam a extinção de animais, como a destruição dos habitats silvestres, mudanças climáticas, caça e tráfico ilegal, fenômenos demográficos estimulados, ou não pelos seres humanos, entre outros.
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.