Cinco regiões de saúde no Ceará registram aumento da taxa de positividade da Covid-19

Cinco Regiões de Saúde do Ceará tiveram aumento da taxa de positividade da Covid-19. São elas: coordenadoria de saúde de Canindé, Tauá, Camocim, Icó e Juazeiro do Norte. Cada área inclui uma série de cidades localizadas nestas regiões. O aumento foi registrado no IntegraSus, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

O índice denominado “taxa de positividade” evidencia um dos aspectos da circulação do vírus em cada local. O aumento considera o período entre as semanas epidemiológicas 38 (do dia 13 a 19 de setembro), 39 (20 a 26 de setembro) e 40 (27 de setembro a 3 de outubro).

De modo geral, a taxa vinha em queda no estado, e no começo de setembro (do dia 6 ao dia 12) alcançou o menor patamar com 12,50% do total de exames positivos. Ao todo, os 184 municípios cearenses estão divididos em 22 coordenadorias de saúde.

No Ceará, a cada 100 exames feitos até o início de outubro, 15% eram positivos. No auge da pandemia, em maio, a cada 100 amostras, 77 eram positivas. Na semana epidemiológica 38, o índice voltou a crescer, efeito do aumento em algumas regiões específicas do Ceará. Essa ampliação gera alerta e, somada ao acréscimo de casos e óbitos, levou o Governo Estadual a não atualizar o decreto de retomada das atividades econômicas e sociais na semana passada.

Crescimento da taxa de positivade da Covid-19 por região de saúde

Região de Saúde Semana epidemiológica 38 Semana epidemiológica 40
Canindé (Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti) 25% 39%
Tauá (Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá) 39% 57%
Camocim (Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole) 15,84% 27%
Icó (Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari) 29% 48%
Juazeiro do Norte (Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha) 24% 39%

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.