Eleições 2024

Cid garante abastecimento de água para todo o Ceará até o final de 2014

Governador também assinou a ordem de serviço para a limpeza e instalação de 416 poços emergenciais

O governador Cid Gomes garantiu que, até o final de 2014, todas as famílias do Ceará terão acesso à água. A fala foi proferida durante solenidade no Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira (2). Cid afirmou também que o Estado está caminhando para, no máximo, em até 4 anos, ter a “melhor estrutura da rede hídrica de todo o mundo”.

Cid participa de solenidade para liberar programa Água para Todos e assina ordem de serviço para limpeza e instalação de poços Foto: José Leomar

Em busca da universalização do acesso à água, o governador entregou 160 certificados para comunidades de 60 municípios que serão beneficiadas com o programa Água para Todos. Cid também assinou a ordem de serviço para a limpeza e instalação de 416 poços emergenciais.

Os projetos de abastecimento de água liberados na solenidade desta segunda-feira irão entrar em licitação ainda este ano e beneficiarão 7,5 milhões de famílias. Esta parte do projeto engloba as localidades que já tem acesso a recursos hídricos. De acordo com José Wanderley Augusto Guimarães, coordenador do programa e projetos especiais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), até 2014 o Água para Todos irá beneficiar todos os municípios do Ceará, com exceção de Fortaleza e Eusébio, porque não possuem área rural.

Segundo Wanderley, a ideia é construir 1350 sistemas de abastecimento de água e as comunidades beneficiadas são escolhidas considerando alguns critérios, como ter de 15 a 150 famílias e que 40% estejam inscritas no Cadastro Único. O programa é estruturante, mas preventivo e não para se houver um bom inverno.

Essas comunidades são selecionadas por comissões que são formadas por 7 pessoas entre representantes do governo e da sociedade civil. A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, ressaltou que o papel da prefeitura é apoiar a ação e lembrou que a iniciativa é essencial para a subsistência no semiárido e é um somatório de esforços  para garantir a permanência do homem no campo.

Ações emergenciais contra a seca

A ordem de serviço assinada para a limpeza e instalação de 416 poços emergenciais custa 3,5 milhões de reais e será repassada para as empresas responsáveis pelas medições, obras e estação de tratamento. 39 municípios serão agraciados nesta segunda fase do processo. De acordo com  Wagner Maia, da gestão de operação de poços profundos da Defesa Civil, esta é uma ação emergencial e continuará dependendo do inverno.

Com verba de 3,8 milhões, a primeira fase construiu 318 poços, em 18 municípios. Essas cidades beneficiadas são escolhidas de acordo com o nível dos reservatórios apontados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Desafio de universalizar a água

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, também afirmou que o grande desafio é levar água potável para toda a população. O ministro ressalta ainda que há uma grande busca em técnicas de implantação e manutenção de sistemas.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz