
As fortes chuvas registradas nas últimas semanas trouxeram um alívio para o cenário hídrico do Ceará. De acordo com o monitoramento do Portal Hidrológico, 24 açudes estão sangrando nesta segunda-feira (10), reflexo do volume expressivo de precipitações em diversas regiões do estado. O levantamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) mostra que outros 20 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade, incluindo Pacajus e Gavião, fundamentais para o abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana.
Aumento significativo no volume de reservatórios
O número de açudes transbordando subiu de 16 para 24 desde o dia 5 de março, impulsionado pelas chuvas intensas do período de Carnaval. A maior parte dos reservatórios que atingiram a capacidade máxima está localizada no Litoral e na Região Norte, que vêm recebendo os maiores volumes de chuva nos últimos dias.
O cenário atual é mais favorável do que o registrado no mesmo período de 2024, quando 15 açudes estavam sangrando e sete atingiam mais de 90% da capacidade. Os dados apontam que até domingo (9), os reservatórios do Ceará acumularam um aporte de 1,43 bilhão de metros cúbicos de água, representando um aumento de 20% em relação ao ano passado.
Os açudes Orós e Castanhão foram os que mais receberam recarga, refletindo a importância das chuvas para o reforço no abastecimento hídrico do estado.
Distribuição irregular ainda preocupa
Apesar do cenário positivo em diversas regiões, 30 reservatórios seguem operando com menos de 30% de sua capacidade total, indicando que a distribuição das chuvas pelo Ceará ainda é desigual. No entanto, o panorama também mostra uma melhoria em relação ao ano passado, quando 43 açudes estavam nessa condição crítica.
Com a previsão de mais chuvas para o mês de março, a expectativa é de que mais reservatórios possam aumentar seus níveis, garantindo maior segurança hídrica para a população cearense nos próximos meses.
Confira os açudes sangrando atualmente no Ceará:
- Acaraú Mirim – Massapê
- Arrebita – Forquilha
- Forquilha – Forquilha
- Jenipapo – Meruoca
- São Vicente – Santana do Acaraú
- Caldeirões – Saboeiro
- Tucunduba – Senador Sá
- Várzea da Volta – Moraújo
- Itapajé – Itapajé
- Itaúna – Granja
- Gameleira – Itapipoca
- Gerardo Atimbone – Sobral
- Quandú – Itapipoca
- São Pedro Timbaúba – Miraíma
- Acarape do Meio – Redenção
- Amanary – Maranguape
- Cauhipe – Caucaia
- Germinal – Pacoti
- Itapebussu – Maranguape
- Maranguapinho – Maranguape
- Pesqueiro – Capistrano
- Tijuquinha – Baturité
- Colina – Quiterianópolis
- Sucesso – Tamboril
- Tentativa de chacina em Caucaia deixa seis feridos, incluindo uma criança - 11 de março de 2025
- Prefeitura de Caucaia decreta situação de emergência devido às fortes chuvas - 11 de março de 2025
- Morre Júlio Sales, voz marcante do rádio esportivo cearense, aos 83 Anos - 11 de março de 2025