Chuvas intensas atingem cerca de 160 municípios do Ceará

Publicada em • Zeudir Queiroz
Foto: Reprodução – Centro comercial de Canindé

Choveu em aproximadamente 160 municípios cearenses entre as 7h de terça-feira (27) e as 7h desta quarta-feira (28), conforme dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Itapipoca registra volumes históricos de chuva

Entre os maiores destaques está o município de Itapipoca, no Litoral do Pecém. No posto Fazenda Pau D’Arco, o acumulado chegou a 264,8 milímetros, configurando-se como a quinta maior precipitação já registrada na série histórica da Funceme, iniciada em 1972.

Outros dois postos de monitoramento no município também apresentaram volumes expressivos: 247,6 mm na Fazenda Lagoa das Mercês e 147,4 mm na Praia da Baleia.

Atuação de sistema atmosférico explica as precipitações

Segundo a Funceme, as chuvas foram provocadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico comum no período de pré-estação chuvosa. Esse fenômeno favorece a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas intensas e concentradas em determinadas regiões do estado.

Maiores acumulados de chuva entre terça (27) e quarta-feira (28)

Os dez maiores volumes registrados no período foram:

Itapipoca (Fazenda Pau D’Arco) – 264,8 mm
Itapipoca (Fazenda Lagoa das Mercês) – 247,6 mm
Itapipoca (Praia da Baleia) – 147,4 mm
Trairi (Trairi) – 145 mm
Camocim (Camocim) – 145 mm
Itarema (Itarema) – 140 mm
Viçosa do Ceará (Viçosa do Ceará) – 131,8 mm
Caucaia (Escola Celina Sá Moraes) – 123 mm
Cruz (Sítio Pitombeiras de Cruz) – 122,2 mm
Acaraú (Aranaú) – 117,4 mm

“A cidade de Canindé enfrentou sérios problemas, com a queda de marquises em um supermercado e em um hotel, além de alagamentos na Secretaria de Saúde e no Hospital São Francisco.”  
Zeudir Queiroz