
Choveu em aproximadamente 160 municípios cearenses entre as 7h de terça-feira (27) e as 7h desta quarta-feira (28), conforme dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Itapipoca registra volumes históricos de chuva
Entre os maiores destaques está o município de Itapipoca, no Litoral do Pecém. No posto Fazenda Pau D’Arco, o acumulado chegou a 264,8 milímetros, configurando-se como a quinta maior precipitação já registrada na série histórica da Funceme, iniciada em 1972.
Outros dois postos de monitoramento no município também apresentaram volumes expressivos: 247,6 mm na Fazenda Lagoa das Mercês e 147,4 mm na Praia da Baleia.
Atuação de sistema atmosférico explica as precipitações
Segundo a Funceme, as chuvas foram provocadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico comum no período de pré-estação chuvosa. Esse fenômeno favorece a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas intensas e concentradas em determinadas regiões do estado.
Maiores acumulados de chuva entre terça (27) e quarta-feira (28)
Os dez maiores volumes registrados no período foram:
Itapipoca (Fazenda Pau D’Arco) – 264,8 mm
Itapipoca (Fazenda Lagoa das Mercês) – 247,6 mm
Itapipoca (Praia da Baleia) – 147,4 mm
Trairi (Trairi) – 145 mm
Camocim (Camocim) – 145 mm
Itarema (Itarema) – 140 mm
Viçosa do Ceará (Viçosa do Ceará) – 131,8 mm
Caucaia (Escola Celina Sá Moraes) – 123 mm
Cruz (Sítio Pitombeiras de Cruz) – 122,2 mm
Acaraú (Aranaú) – 117,4 mm
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
- Homem é morto a tiros e criança de 4 anos fica ferida em ataque no bairro Icaraí, em Caucaia - 6 de março de 2026
- Professor é preso em Cascavel suspeito de importunação sexual dentro de escola - 6 de março de 2026
