Cerca de 126 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus da gripe nos primeiros dias de campanha, em Fortaleza. Segundo uma das coordenadoras da campanha, Regina Peixoto, as pessoas foram vacidas no período de 15 a 20 deste mês de abril. “É importante dizer que o grupo dos idosos deve ter muita atenção, porque adoece mais facilmente e a gripe pode agravar, levando até à morte”, alertou Regina. Em Fortaleza, a meta é vacinar aproximadamente 420 mil pessoas até o dia 26.
A camapanha é direcionada para um grupo prioritário formado por adultos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), doentes crônicos e profissionais de saúde. Os interessados poderão se vacinar até 10 de maio em mais de 160 pontos na cidade.
Além dos postos de saúde já definidos para a campanha, também foi disponibilizada uma nova unidade com horário de atendimento diferenciado (14h às 20h), localizada na avenida Beira Mar, no calçadão, em frente ao Náutico Atlético Clube.
População a ser vacinada contra a gripe
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos
Gestantes
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
Puérperas
Comorbidades
Trabalhadores da saúde que atuam no enfrentamento à influenza
Duas mortes no Estado
O Estado do Ceará registrou duas mortes provocadas por gripe em 2013, de acordo com o Coordenador de Promoção e Proteção da Saúde do Estado, Manoel Fonseca. Um homem de 52 anos em Baturité foi vítima de H1N1 (gripe A ou gripe suína) e uma mulher de 25 anos foi vítima da influenza sazonal (gripe comum) em Pindoretama. Os nomes não foram divulgados.
O Ministério da Saúde orienta os médicos a prescrever o medicamento antiviral Oseltamivir, conhecido como Tamiflu, a todos os pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento, conforme protoloco atualizado em 2011.
Fonte:http://www.opovo.com.br
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024