Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Ceará tem 61 açudes com menos de 10% da capacidade; 11 estão secos
Ceará tem 61 açudes com menos de 10% da capacidade; 11 estão secos
Publicada em
Relatório da Cogerh aponta que volume armazenado em açudes do Estado aumentou em 934,3 bilhões de litros neste ano. Ao mesmo tempo, 81 reservatórios estão baixo dos 30%
Entre os 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 81 estão com volume abaixo de 30% de seu total, sendo 61 abaixo dos 10%. Entre esses, 23 reservatórios encontram-se no volume morto e outros 11 estão secos. Apenas três açudes apresentam volume acima de 90%: Germinal, Itapajé e Jenipapo. As informações são da resenha diária de monitoramento publicada no último dia 25.
Ao mesmo tempo, de 1º de janeiro a 25 de outubro, foi registrado aporte de água em 147 açudes do Estado. Neste período, houve um aumento de 934,3 bilhões de litros no volume de água armazenado. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado, a Cogerh afirma que houve um aporte de 2,8 trilhões de litros. Assim, os reservatórios Estado guardam atualmente 3,166 trilhões de litros, o que equivale a 17% da sua capacidade total.
O Castanhão, maior açude de usos múltiplos da América Latina, tem hoje 3,83% da sua capacidade. Este é o menor volume desde fevereiro deste ano, quando – antes da quadra chuvosa – o reservatório atingiu 3,46% do seu total. Em outubro de 2018, o reservatório tinha 6,22% de seu volume. Naquele ano, o açude atingiu sua menor reserva: 2,08%.
Em seu máximo, a barragem pode armazenar 6,7 bilhões de litros de água. O maior nível alcançado pelo Castanhão (próximo dos 98%) foi em 2009, desde então vem em crescente queda. As limitações do açude ameaçam o abastecimento nos municípios de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Jaguaribara e Russas.
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.