Ceará já contabiliza 23 açudes sangrando

Sangradouro do açude Gameleira, em Itapipoca. Reservatório é um dos 23 sangrando no Estado (Foto: Tatiana Fortes 
Chegado o terceiro mês da quadra chuvosa cearense, o balanço parcial de aportes nos açudes do Estado é melhor se comparado aos números registrados no mês passado. Hoje, o volume geral nos reservatórios registra a marca de 30%. A situação é razoável, mas ainda de alerta.
As precipitações das últimas semanas contribuíram para aumento no volume de parte dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
A porção norte do Estado, a faixa litorânea e as bacias do Acaraú e Coreaú, registram bons índices de aportes, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos.
A situação é diferente, entretanto, para as regiões das bacias hidrográficas do Banabuiú e do Curu, na porção central do estado, onde ainda não há acúmulos expressivos, conforme observa Bruno Rebouças, diretor de operações da Cogerh.
O diretor pondera que os últimos anos de chuvas abaixo da média ou em torno da média e as consequentes baixas no volume dos reservatórios contribuíram para a demora na recuperação da situação hídrica do Estado – hoje, 62 açudes ainda estão com volume inferior a 30%.
– Nós estamos numa situação um pouco melhor, é mais promissora, mas esperamos que as chuvas dos próximos meses possam trazer mais conforto pra população”, explicou Rebouças.
Segundo último boletim emitido pelo Portal Hidrológico 23 açudes estão sangrando e 28 estão com volume superior a 90% da sua capacidade.
  1. Maranguapinho.
  2. Itapebussu.
  3. Cocó.
  4. Caldeirões.
  5. Gameleira.
  6. Germinal.
  7. Barragem do Batalhão.
  8. Rosário.
  9. Itaúna.
  10. Batente.
  11. Muquém.
  12. Ubaldinho.
  13. Barragem do Coronel.
  14. Tijuquinha.
  15. Angicos.
  16. Valério.
  17. Gavião.
  18. São Vicente.
  19. Quandú.
  20. Mundaú.
  21. Tucunduba.
  22. Sobral.
  23. Acaraú Mirim.
Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: