Ceará chega a 25 açudes sangrando; veja a situação dos três maiores

25 açudes do Ceará estão com 100% de volume e 36 estão com volume superior a 90% de capacidade, segundo último boletim emitido pelo Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Maiores reservatórios

Os 3 maiores açudes do Ceará tiveram uma recarga importante de água nos últimos dias. O Banabuiú, o terceiro maior do Ceará, está com 8,28% da água armazenada; há duas semanas, o índice era de 8,23%. O Orós está, hoje, com 43% da capacidade; esse foi o açude com maior recarga, entre os 3 maiores. Há duas semanas, estava com 37%. O Castanhão, maior açude do Ceará, tem atualmente 18%; duas semanas atrás, esse índice era de 16,6%, e no começo de março, era de 8%.

Previsão do tempo

A previsão do tempo é de chuva forte. Na manhã 23.9°C, à tarde 27.3°C e durante a noite 22.7°C. A temperatura mínima para Fortaleza é de 20.7°C, e a máxima de 28.8°C. A umidade do ar é de 89%, que é considerado aceitável. O índice UV é de 11, que é extremo. A possibilidade de ocorrência de chuva é de 90%. Qualidade do ar A previsão é de boa qualidade do ar para este sábado.

40 dias de chuvas

Na terça-feira (12), Fortaleza chegou a 40 dias seguidos de chuvas. A sequência começou no dia 3 março. O recorde é do ano de 2003, quando choveu por 51 dias seguidos em Fortaleza. Naquele ano, a sequência começou um pouco antes, e foi de 23 de fevereiro a 14 de abril chovendo todo santo dia. Em 2022, a série começou em 3 de março e completou 40 dias na terça-feira.

Março

O mês de março deste ano, aliás, teve alto volume de chuvas, ficando 31% acima da média histórica. Segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 267 milímetros no mês passado. De acordo com o órgão, março recebe chuvas variando entre 172 e 241 milímetros.

Abril

Já nos primeiros dias de abril, foi possível observar também a incidência de ventos mais fortes, que causaram até acidentes e quedas de galhos de árvores. Abril também já apresentou outra mudança: a temperatura. Quem mora em Fortaleza está acostumado com níveis acima dos 30 graus. Em cidades como Sobral, Jaguaribe e Icó esses índices chegam a 36, 38 até 39 graus, mas nesta época do ano estamos experimentando temperaturas mais baixas, bem abaixo dos 30 graus. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: