Nesta segunda-feira (2), o último suspeito de envolvimento no latrocínio que resultou na morte de uma turista amapaense e deixou um turista britânico paraplégico foi preso no bairro Castelão, em Fortaleza. O jovem de 19 anos, identificado como o autor dos disparos, confessou o crime.
O crime ocorreu em julho, em uma pousada no Cumbuco, Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O suspeito, que já tinha passagem por receptação, foi preso por força de mandado de prisão temporária pelos crimes de latrocínio e associação criminosa. Sua captura foi realizada com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Após ser conduzido à Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), ele confessou o crime e agora está à disposição da Justiça.
O caso aconteceu no dia 29 de julho, quando o britânico Phil Gray, de 38 anos, e a brasileira Mary Oliveira, de 46 anos, foram abordados na recepção da pousada, durante o check-out, por criminosos que tentaram roubar cerca de R$ 40 mil. Os turistas reagiram e foram atingidos por disparos. Phil foi socorrido e levado ao hospital Instituto Dr. José Frota, onde ficou paraplégico. Mary morreu no local. O dinheiro não foi levado.
Investigações mostram que os suspeitos se reuniram após o crime em uma rua próxima e trocaram de roupas para evitar o reconhecimento. Vídeos obtidos pela polícia revelaram que dois dos criminosos estavam em uma moto e outros em um carro, que deu suporte à fuga. Eles usaram camisas com uma logomarca falsa para se passar por entregadores durante a ação.
A Polícia Civil do Ceará continua investigando o caso, buscando identificar como os criminosos obtiveram informações sobre o dinheiro em posse do casal. Segundo o delegado Andrade Júnior, da Deprotur, é necessário ser responsável ao apurar todos os detalhes, inclusive sobre uma possível fonte que possa ter repassado informações aos criminosos.
Os envolvidos foram identificados como Frederico Bruno Ricarte (organizador do plano), Artur Edmundo Ferreira (motorista do carro de fuga), João Laurenio Neto (piloto da moto) e Thales Sampaio (autor dos disparos). O caso continua sendo investigado para identificar outros possíveis envolvidos.
–
Com informações do G1