Trinta e três municípios cearenses serão contemplados com cursos de formação técnica

Com o objetivo de realizar ações de formação técnica e profissional de pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade pessoal e social, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), implementa no Ceará, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Brasil sem Miséria).
 
No Ceará, 33 municípios foram pré-selecionados para participar da segunda etapa do programa. Nesta fase, o Pronatec disponibiliza cursos para adesão dos municípios com mais de 50 mil habitantes. É o caso de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.
 
Este ano, serão ofertadas 14 mil vagas de cursos de capacitação para titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda, com idades entre 16 e 59 anos, beneficiários do Bolsa Família. Os cursos ofertados através da STDS, terão carga horária variável entre 160 e 400 horas e serão custeados pelo Governo Federal. Inicialmente serão disponibilizados pelas seguintes Unidades Ofertantes: Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
Fonte: Aprece

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: