A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, na madrugada deste sábado (5), um homem de 25 anos suspeito de praticar extorsão e promover ataque contra uma empresa provedora de internet no bairro Tabapuá, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Contra o indivíduo havia também um mandado de prisão condenatória por integrar organização criminosa. Ele possui ainda antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Ataque e ameaças
Segundo as investigações, o suspeito teria ameaçado representantes de uma empresa de internet exigindo pagamento de valores a um grupo criminoso. As ameaças se concretizaram na madrugada do dia 4 de abril, quando o estabelecimento foi alvo de vandalismo como forma de intimidação.
A captura do acusado foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM).
Operação Strike
A prisão faz parte da Operação Strike, deflagrada no dia 12 de março pela Polícia Civil para combater ataques a provedores de internet em todo o Ceará. A investigação aponta que facções criminosas tentam controlar o mercado de internet, criando um comércio paralelo de serviços ilegais.
A operação tem como foco identificar e prender os líderes das organizações, além de bloquear patrimônios adquiridos por meio de atividades ilícitas, como imóveis, veículos e contas bancárias.
Com essa prisão mais recente, o número total de capturados durante a operação sobe para 46. As diligências continuam em todo o estado.
Canais para denúncias
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforça que a população pode colaborar com as investigações, de forma anônima, por meio dos seguintes canais:
-
Disque-Denúncia 181
-
WhatsApp: (85) 3101-0181 (mensagens de texto, áudio, vídeo ou fotos)
-
Plataforma “E-Denúncia”: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br
As denúncias são fundamentais para auxiliar a polícia na identificação de suspeitos e desarticulação das ações criminosas.
–
Com informações do Gcmais
- Bazar da Receita arrecada fundos para projetos sociais em Caucaia até hoje (6) - 6 de abril de 2025
- Mais de 136 mil cearenses podem ter título de eleitor cancelado - 6 de abril de 2025
- Datafolha aponta Lula como favorito em todos os cenários para 2026 - 5 de abril de 2025