O objetivo é estender geograficamente a área de desenvolvimento criada pela implantação do Complexo Industrial e Portuário (CIPP), de forma que outros municípios da região venham a ser beneficiados com os investimentos realizados, além dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, que abrigam o Complexo.
“Com a criação do Território Estratégico do Pecém queremos levar o desenvolvimento sustentável também para os municípios que estão ao entorno do CIPP, como Paraipaba, Paracuru, São Luís do Curu, Umirim, Pentecoste, Itapipoca, Tururu, Trairi e Uruburetama”, explica a parlamentar.
De acordo com a proposta, o Poder Executivo, em parceria com os municípios, União, organizações não governamentais, iniciativa privada e outros segmentos da sociedade civil, irão elaborar um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável constando de diretrizes, políticas de incentivos fiscais e recomendações que visem atrair novos investimentos públicos e privados.
Ainda segundo a deputada Bethrose, a criação da zona de influência do Pecém será de grande relevância para os municípios da região do Vale do Curu. “É preciso compartilhar com eles os frutos da chegada das grandes corporações e empreendimentos que trazem dividendos capazes de mudar o perfil econômico destes municípios”.
Se aprovada a proposta, o Poder Executivo fará um diagnóstico completo da área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com dados físico, ambiental, econômico e social, visando subsidiar a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.
Do AVOL
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024