Vitor Magalhães, soldador e morador do bairro Jurema, compartilha a alegria com a evolução de seu filho de três anos, diagnosticado com autismo nível 3: “Meu filho melhorou muito na fala. Hoje, ele chora para não sair da sala. Ele adora o NCDI”.
Recentemente, a primeira-dama de Caucaia, Juliana Valim, esteve na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Francisco Paulo Pontes, no bairro Jurema, para a inauguração do terceiro Núcleo de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI). O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa atender crianças com atrasos no desenvolvimento em três UAPS, localizadas nos bairros Planalto Caucaia, Potira e Jurema.
O NCDI é um espaço dedicado a crianças de até quatro anos que apresentam condições como paralisia infantil, Síndrome de Down, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros. Com uma equipe multiprofissional que inclui terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e enfermeiros, o núcleo oferece uma abordagem holística para o desenvolvimento infantil.
Nos primeiros dez meses de funcionamento, o NCDI já realizou mais de dois mil atendimentos, tornando-se o maior projeto de crescimento e desenvolvimento infantil do Ceará em termos de diversidade de profissionais envolvidos. O atendimento inclui estimulação precoce, estímulos motores e cognitivos, desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além de suporte nutricional e acompanhamento do contexto familiar e social das crianças.
Sergiana Bezerra, coordenadora do NCDI em Caucaia, destaca a importância do projeto: “Caucaia desenvolve uma estratégia de estimulação precoce com acompanhamento específico para esse público, evitando grandes deslocamentos das famílias. É uma iniciativa inovadora com atendimento contínuo e especializado”.
Com o NCDI presente nas três UAPS, Caucaia se tornou o segundo município do Ceará a oferecer esse cuidado especializado para crianças na primeira infância. Lyandra Borges, moradora do bairro Padre Júlio Maria, também testemunha o impacto positivo do programa: “Minha filha, que tem TEA e epilepsia, tem evoluído muito com o atendimento no NCDI. Os profissionais são muito atenciosos e comprometidos com o desenvolvimento das crianças”.
Como Acessar o Serviço
Para acessar os serviços do NCDI, os pais ou responsáveis devem levar a criança para uma avaliação inicial realizada por enfermeiro, médico ou outro profissional de nível superior. Após a identificação de algum atraso no desenvolvimento, a criança é encaminhada para o primeiro atendimento no NCDI, onde será realizado acolhimento e triagem pela equipe.
–
Com informações da Ascom Caucaia
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024