Prefeitura de Caucaia realiza mensalmente mais de 400 acompanhamentos domiciliares de saúde

Humanizar, promover desospitalização precoce, otimizar os leitos hospitalares, reduzir as internações e permitir que o paciente seja atendido no conforto do seu lar é o objetivo do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizado pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Saúde do Município.

O SAD de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 14 integrantes, composta por médico da medicina de família, paliativista, pediatra, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem, assistente social, coordenadora médica e motoristas.

Valdir Correia, morador do bairro Jandaiguaba, é acompanhado pela equipe do SAD para um tratamento paliativo e fala sobre o atendimento que recebe semanalmente. “Eu não tenho palavras para expressar e agradecer todo o cuidado e o zelo que essa equipe tem com os pacientes. Eles fazem tudo para me atender logo. Que coisa linda esse programa”, afirma.

Em 2021, o SAD, foi habilitado para funcionar como o Programa Federal do Ministério da Saúde “Melhor em Casa”, que atende pacientes de qualquer faixa etária, acamados ou não, que morem na área de abrangência do programa, que necessitam ser desospitalizados e que estejam estáveis clinicamente, sendo o domicílio o local mais adequado para o tratamento de saúde. O atendimento também é feito em pessoas que precisam de cuidados paliativos, reabilitação de curto prazo e prevenção de doenças. Os pacientes devem estar com doenças agudas, crônicas agudizadas ou complexas progressivas.

Giselle de Almeida, médica e coordenadora do programa, destaca a importância da ação. “O programa amplia o atendimento dos usuários do SUS por meio de uma equipe multiprofissional especializada que realiza um serviço integral, humanizado e que promove a participação ativa dos familiares no processo do cuidado e ampliação da autonomia dos pacientes”, afirma.

O atendimento é de 7h às 19h, de segunda-feira a domingo.

Como ter acesso ao serviço?

Os interessados em ter acesso ao serviço deverão procurar a equipe de assistência nas unidades de saúde do município como os postos de saúde, Hospital Municipal de Caucaia e UPAS.

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz