Prefeitura de Caucaia realiza curso gratuito de avicultura básica

Após uma série de cursos voltados para a produção rural, entre eles Bovinocultura do Leite, Tratorista Agrícola, adestramento de equinos, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caucaia (SDR), realizou, entre os dias 16 e 20 de dezembro, a última formação do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural deste ano, Avicultura Básica. O curso, ministrado pelo técnico Marcelo Porto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e teve uma carga horária de 32 h/a.

O foco dessa capacitação foi a formação de produtor rural na área de criação de galinha tipo caipira. “A ideia dessa capacitação é dar autonomia para os participantes empreenderem na área e deixar o processo já andando, já com aviários montados, estruturas funcionando, cálculo de alimentação, etc”, disse Marcelo.

Alimentação, construção de aviário, equipamentos, vacinação, manejo sanitário e alimentar e todo o processo de produção e planejamento foram alguns dos tópicos abordados. “Foi bom, foi muito importante. Antes a gente fazia algumas coisas erradas, como o espaço para a quantidade de galinha, e a manutenção do chiqueiro de uma maneira geral. A gente usava o milho inteiro, o que não é bom, enfim, aprendemos muitas coisas novas e boas”, Henrique Cesar, pequeno produtor rural.

“Estamos encerrando um ciclo de vários cursos voltados para os produtores rurais. Já estamos preparando uma nova etapa do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural, para que em 2022 a gente possa avançar ainda mais na capacitação e profissionalização dos caucaienses que vivem no campo”, disse Sebastião Conrado, Secretário de Desenvolvimento Rural.

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz