Prefeitura de Caucaia realiza cerimônia de entrega de certidões de nascimento a 46 pessoas trans

Foto: Prefeitura de Caucaia
Indigentes para a sociedade. Era esse o sentimento de mais de 40 pessoas trans residentes em Caucaia que, a partir desta quarta-feira (31), começarão a escrever um novo capítulo em suas histórias. Começando com um novo nome. A cerimônia de entrega das certidões de nascimento retificadas de 46 pessoas trans e travestis de Caucaia é uma iniciativa da Prefeitura, através da Coordenadoria da Diversidade do município, e contou com o apoio da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE), a Secretaria da Diversidade do Governo do Estado, através do Centro Estadual de Referência LGBTQIA+ Thina Rodrigues e A Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, a partir das 9 horas. Na parceria, a Prefeitura mobilizou pessoas trans e travestis interessadas em mudar nome e gênero no registro e operacionalizou a juntada de documentos dos participantes. Já a Defensoria articulou a emissão de certidões obrigatórias e a expedição de ofícios aos cartórios para assegurar a gratuidade do serviço. “Essa foi a primeira grande ação desta coordenadoria. É o resgate da autoestima, do respeito e da própria identidade delas, e um grande passo na vida destas 46 pessoas”, disse Joecildo Silva, coordenador da Diversidade de Caucaia. Ainda de acordo com Joecildo, o trabalho da coordenadoria segue de acordo com a demanda que, segundo ele, tem sido crescente para este procedimento: “A ideia é que consigamos realizar as retificações no dia a dia, sem precisar fazer novos mutirões”, finaliza.

Saiba mais

A Prefeitura de Caucaia lançou a Coordenadoria Especial da Diversidade do Município em novembro de 2023. Entre os objetivos do órgão estão: coordenar a formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+; articular ações governamentais para o fortalecimento da proteção e promoção dos Direitos Humanos do público; desenvolver, apoiar e pactuar ações de visibilidade e promoção do calendário oficial do movimento LGBTQIAPN+, entre outras.

Serviço

Cerimônia de entrega de certidões de nascimento retificadas a pessoas trans e travestis de Caucaia Data: 31 de janeiro (quarta-feira) Horário: 09h Local: Auditório Ted Pontes – Câmara Municipal de Caucaia Endereço: Rua Joaquim Bento Cavalcante, 620 – Grilo

Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: