Prefeitura de Caucaia quer viabilizar ações em políticas sobre drogas

Imagem de divulgação da Web
Caucaia é um dos municípios com maior concentração de comunidades terapêuticas e casas de acolhimento a dependentes químicos do Ceará. No entanto, boa parte desses espaços não atua de maneira regulamentada.

Preocupados com a regularização do funcionamento desses equipamentos e com a construção de uma Política Municipal sobre Drogas, a vice-prefeita Lívia Arruda e outras autoridades reuniram-se na manhã desta terça-feira (6/6). Para secretário municipal de Saúde Moacir Soares, “essa tem que ser uma bandeira levantada pela nossa gestão”. O objetivo do gestor é articular ações integradas e fortalecer não apenas o serviço especializado, mas todos os pontos de atenção. “Essa reunião é de extrema importância porque é onde o município retoma uma atenção especial a este assunto. É indispensável que haja esse movimento de engajamento e compromisso do poder público. Tenho certeza de que Caucaia vai ter grandes avanços no combate às drogas e a sociedade vai se beneficiar muito com isso”, declarou a vice-prefeita, fazendo referência ainda à participação de outros setores no debate. A pauta foi discutida por representantes das secretarias de Saúde, Políticas sobre Drogas e do Desenvolvimento Social, além de psicólogos, assistentes sociais e militantes da causa. O Governo do Estado também esteve representado nas presenças do secretário-adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Cláudio Saraiva, da titular da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel, da coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, e da assessora técnica Ana Paula Albuquerque. Entre os encaminhamentos definidos no encontro estão a implantanção do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) até julho e a elaboração da Lei Municipal de Políticas sobre Drogas, além da realização de um mapeamento dos abrigos existentes em Caucaia.

De acordo com a coordenadora de Políticas Sobre Drogas do Governo do Ceará, este é um trabalho que merece atenção, levando em consideração o RDC 29, resolução que preconiza e orienta o trabalho das comunidades terapêuticas no Brasil. “Temos que estar atentos e reforçamos a nossa preocupação no que diz respeito ao município de Caucaia”, declarou Alessandra Pimentel. Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: