
A Prefeitura de Caucaia está oferecendo abrigo temporário para famílias do Conjunto Metropolitano (Picuí) desabrigadas após o transbordamento do Rio Ceará, causado pelas fortes chuvas. Desde o dia 4 de março, os desabrigados estão sendo acolhidos na Escola Municipal Antônio Miranda de Melo, onde recebem suporte das equipes de assistência social, saúde e demais órgãos municipais.
Atualmente, 26 famílias estão no abrigo, e a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco, prestando orientação e apoio a mais de 100 pessoas impactadas.
Para minimizar os danos, a Secretaria de Infraestrutura iniciou, no dia 5 de março, a limpeza do canal do Conjunto Metropolitano, visando melhorar a vazão da água acumulada.
Assistência à população
A Secretaria Municipal de Saúde também está prestando atendimento no abrigo, incluindo:
- Consultas médicas e de enfermagem
- Vacinação
- Aferição de pressão arterial e glicemia
- Educação em saúde
- Atendimento psicológico
Como ajudar
A Prefeitura de Caucaia pede a solidariedade da população. Quem quiser contribuir pode doar água, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues no abrigo ou na Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte, localizada na Rua Coronel Correia, 2214, Centro de Caucaia.
Previsão para os próximos meses
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta 45% de chance de chuvas dentro da média, 35% acima da média e 20% abaixo do esperado até maio. O comportamento do Atlântico Equatorial e a temperatura dos oceanos serão fatores determinantes para a distribuição das chuvas nos próximos meses.
–
Com informações da ASCOM
- Ciclista é executado a tiros após perseguição em Caucaia - 30 de abril de 2025
- Saúde e educação são prioridades em encontro entre Naumi Amorim e Elmano de Freitas - 30 de abril de 2025
- Retrô-PE e Fortaleza empatam na ida da terceira fase da Copa do Brasil - 30 de abril de 2025