Em encontro oficial nesta segunda-feira (15), o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, Diego Pinheiro, se reuniu com o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro, para, juntos, tratarem sobre as ações de instalação de um novo reservatório em Caucaia, o Açude Anil.
A barragem deve contribuir, em conjunto com os Açudes Sítios Novos e Cauípe, para o desenvolvimento da pesca, irrigação difusa e abastecimento da população ribeirinha nas localidades de Pecém, Sítios Novos e Catuana, além de reforçar o suprimento hídrico do Complexo Industrial do Portuário do Pecém (CIPP).
O processo de desapropriação avança, atualmente em mais de 50%. “É intenção do Governador Elmano trabalharmos essa questão do Açude Anil, dessa barragem. Graças a Deus a desapropriação está caminhando bem, tá tramitando bem”, disse Robério. “Uma grande realidade que servirá à população de Sìtios Novos e Caucaia como um todo”, disse Diego Pinheiro. Ainda de acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, o local de construção dessa nova barragem é estratégico, localizando-se entre o Açude de Sítios Novos e o Açude Cauípe. “A intenção é interligar as três bacias”, finalizou.
Saiba mais
Anunciado em 2019, em um convênio entre Governo do Estado do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o contrato prevê a construção de três barragens nos municípios de Caucaia, Jardim e Trairi. O critério de escolha dos municípios foi estratégico, levando em conta os projetos e a viabilidade da obra. As barragens servirão de auxílio para resolver o problema de escassez de água, associado ao crescimento acelerado da população dos municípios.
Fonte: Ascom Caucaia
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024
- Cantor Argentino Heleno, ícone dos anos 70 e 80 no Brasil, falece aos 83 anos - 22 de novembro de 2024