Prefeitura de Caucaia disponibiliza teste rápido de gravidez nos Postos de Saúde

Com a finalidade de facilitar o diagnóstico precoce e dar o início imediato ao pré-natal garantindo a saúde das mamães e bebês, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza, a partir deste mês de julho, teste rápido de gravidez (TRG) em todas as 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

O teste é indicado para mulheres em idade fértil e que apresentem atraso menstrual de, pelo menos, sete dias, quando os níveis do hormônio beta HCG já estão maiores.

Para fazer o teste, a mulher passa pelo acolhimento da UAPS. Em seguida, a equipe de enfermagem identifica a queixa da ausência de menstruação e realiza o teste. Para ter acesso ao serviço, é preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.

O procedimento, que é realizado de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h, respeita o direito, autonomia e sigilo das mulheres. Para casos em que o teste for positivo, a gestante é logo vinculada ao pré-natal, dando início ao acompanhamento de forma completa.

Pré-Natal

As futuras passam a ter prioridade nos exames ultrassons obstétricos, além de hemograma, glicemia, teste de sífilis, HIV, entre outros. Em caso de uma gravidez de risco, as gestantes serão encaminhadas para consulta na atenção especializada de Caucaia.

Serviço:
Prefeitura de Caucaia disponibiliza teste rápido de gravidez nos postos de saúde
Local: Nas 46 UBSs do Município.
Horário: 8h às 16h

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz