
A Prefeitura de Caucaia apresentou, nesta quarta-feira (11/03), um conjunto de ações, projetos e metas da área da saúde durante uma reunião com vereadores integrantes da Comissão de Saúde e da liderança do Executivo na Câmara Municipal. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura e teve como objetivo apresentar resultados, alinhar estratégias e reforçar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo sobre as políticas públicas voltadas à saúde no município.
Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, apresentou um balanço das principais realizações da pasta ao longo de 2025, além de detalhar iniciativas que estão previstas para 2026 e o planejamento estratégico da secretaria até o ano de 2028. Segundo o gestor, o trabalho desenvolvido busca fortalecer a rede municipal de saúde, ampliar a capacidade de atendimento e garantir serviços mais qualificados para a população.
Avanço nas obras da Escola Luzardo Viana
Entre os destaques apresentados pela Secretaria de Saúde está o avanço das obras da Escola Luzardo Viana. O prédio, que permaneceu desativado por vários anos, está passando por uma reconstrução completa. O novo espaço terá uma função ampliada: além de voltar a funcionar como unidade de ensino, também abrigará o Centro de Atendimento a Crianças Neurodivergentes.
A iniciativa busca ampliar o suporte educacional e de saúde para crianças que necessitam de acompanhamento especializado, oferecendo um espaço estruturado para atendimento multidisciplinar. A previsão é que as obras sejam concluídas até julho de 2026.
Construção de nova maternidade no bairro Pabussu
Outro ponto importante discutido durante a reunião foi a ordem de serviço para a construção de uma nova maternidade em Caucaia. A unidade será implantada no bairro Pabussu e deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento materno-infantil no município.
De acordo com a gestão municipal, a assinatura da ordem de serviço está programada para o dia 21 de julho. A obra contará com recursos do Governo Federal e faz parte do conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde, especialmente no cuidado com gestantes, mães e recém-nascidos.
A nova maternidade deverá contribuir para melhorar a assistência ao parto, ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.
Diálogo entre Executivo e Legislativo
Durante o encontro, o secretário Moacir Soares destacou a importância da parceria institucional entre o Executivo e o Legislativo municipal para o avanço das políticas públicas.
Segundo ele, o diálogo com os vereadores é fundamental para garantir transparência na gestão e permitir que os representantes da população acompanhem de perto as ações realizadas pela Secretaria de Saúde.
“O diálogo com o Poder Legislativo é fundamental para que possamos apresentar com transparência o que já foi realizado, os projetos que estão em andamento e aquilo que ainda vamos executar. Nosso objetivo é fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o acesso da população a serviços cada vez mais qualificados”, destacou o secretário.
Visita técnica ao CEREST
Como encaminhamento da reunião, também ficou agendada para a próxima segunda-feira (16/03), às 11h, uma visita ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A atividade terá como objetivo apresentar aos parlamentares a estrutura da unidade, bem como os serviços oferecidos à população trabalhadora do município.
A visita deve permitir que os vereadores conheçam de perto o funcionamento do equipamento, que atua na promoção da saúde, prevenção de doenças ocupacionais e acompanhamento de trabalhadores expostos a riscos relacionados às atividades profissionais.
Autoridades presentes
Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares; o articulador Governamental e de Gestão Estratégica do Gabinete do Prefeito, Dr. Carlos Eduardo; e a assessora especial de Gestão Integrada, Elaine Sampaio.
Representando a Câmara Municipal de Caucaia, estiveram presentes a líder do governo na Câmara, vereadora Nayana Gondim; o vice-líder Ckauê Franklin; e os vereadores Liana Cordeiro e Charles Chachá, membros da Comissão de Saúde, Assistência Social, Previdência e Defesa Animal do Legislativo.
O encontro reforçou o compromisso da gestão municipal em manter o diálogo institucional e apresentar de forma transparente as ações que estão sendo executadas para melhorar a qualidade da saúde pública em Caucaia.
–
Com informações da ASCOM
- Prefeitura de Caucaia apresenta ações e planejamento da saúde para vereadores - 11 de março de 2026
- Fortaleza recebe III Fórum Nordeste de Economia Circular com mais de três mil participantes - 11 de março de 2026
- Idoso José Wilson é encontrado em mata na localidade de Juá, em Canindé - 11 de março de 2026
