Eleições 2024

Praia do Cumbuco, em Caucaia, registra nascimento de mais 73 tartarugas de espécies em extinção

O litoral de Caucaia é conhecido pelas belezas naturais e por ter as melhores condições de vento para prática de kitesurf. Agora, além do turismo, o litoral, em especial, a praia do Cumbuco, segue como destaque na temporada de desova de tartarugas no Ceará. O Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou o nascimento de 73 tartaruguinhas da espécie Eretmochelys imbricata, também conhecida como Tartaruga de pente, espécie ameaçada em extinção, na praia do Cumbuco. 23 filhotes nasceram na manhã desta sexta-feira (21) e 50 filhotes nasceram na noite da última quinta-feira (19). Esses registros mostram que o litoral está em equilíbrio e propício para o desenvolvimento natural do ambiente marinho, o que indica excelente qualidade água do mar e limpeza da faixa de área.

No último domingo (15), o IMAC precisou fazer a translocação desse ninho para um local mais seguro, pois houve um deslizamento de duna que descobriu parte da areia que cobria os ovos. De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, o percentual de eclosão desse ninho foi de 97,33% dos ovos transpostos, apenas um natimorto e um ovo gorado. Um resultado muito positivo, pois a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN / IUCN) classificou a tartaruga-de-pente como criticamente ameaçada de extinção.

O gerente de orla ressalta: “vale destacar que o apoio da população é fundamental para o monitoramento dos ninhos e para a preservação das praias. Contamos com o apoio de vocês. Praia limpa é praia preservada”.

De janeiro deste ano até o momento, no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, foram registrados 794 nascimentos e pelo menos 26 ninhos de tartarugas monitorados.

Para preservar a fauna costeira e, principalmente, as tartarugas, que usam a faixa de areia para depositar seus ovos, o IMAC orienta que não haja tráfego de veículos na praia. O órgão também destaca que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município. Para isso, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria do IMAC e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos. No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovinhos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

Serviço Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Monitoramento da fauna
Aviso de ninhos de tartaruga
Ouvidoria do IMAC
Whatsapp (85) 99784-5339
Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz