A Praia do Cumbuco, localizada em Caucaia, foi novamente reconhecida com a prestigiosa certificação Bandeira Azul, o maior prêmio ecológico internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Este é o terceiro ano consecutivo que Cumbuco recebe essa honraria, reafirmando sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil, conhecido pela excelente qualidade da água e gestão ambiental exemplar.
Cumbuco é a única praia do Ceará a obter essa certificação, que também foi concedida a locais em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Alagoas, após avaliação de um rigoroso júri internacional do Programa Bandeira Azul.
Gestão Ambiental de Destaque
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, celebrou o reconhecimento, atribuindo o sucesso a políticas públicas de gestão ambiental rigorosa. “Estamos muito orgulhosos em, mais uma vez, termos aqui em nosso município um reconhecimento de um programa que tem uma grande visibilidade. Isso é resultado de uma política pública séria de gestão ambiental”, afirmou.
Caucaia tem investido em diversas ações ambientais, incluindo o monitoramento de ninhos de tartarugas, a Caravana Ambiental com projetos de educação itinerantes, além de manter a limpeza diária das praias e o gerenciamento de resíduos. O município também avança em licenciamento e fiscalização, garantindo um equilíbrio entre o turismo e a preservação do meio ambiente.
O Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul visa promover o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas, desafiando autoridades e gestores a alcançarem elevados padrões de qualidade em quatro áreas principais: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
Caucaia: Referência em Preservação Ambiental
A Prefeitura de Caucaia tem conduzido um trabalho inédito no litoral do município, focado na preservação ambiental e na conscientização de moradores e turistas sobre a importância de cuidar do ecossistema local. Essas iniciativas incluem não apenas a preservação da fauna e flora, mas também melhorias na infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos, garantindo que o turismo e o meio ambiente coexistam de forma sustentável.
Com a terceira certificação consecutiva da Bandeira Azul, Cumbuco reafirma seu status de destino turístico sustentável e de excelência, contribuindo para a promoção do Ceará no cenário internacional.
–
Com informações da Ascom Caucaia
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024
- Psol pede ao STF prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto por suposto plano de assassinato de autoridades - 19 de novembro de 2024