População começa a receber cartões do Bilhete Único Metropolitano de Fortaleza

Bilhete MetropolitanpA população que se cadastrou já começa a receber os cartões do Bilhete Único Metropolitano. Lançado no final de abril pelo governador Camilo Santana, o benefício vai possibilitar que a população dos 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza utilize o transporte público de forma integrada. Em menos de um mês de abertura dos cadastros, quase 10 mil pessoas já fizeram a inscrição. A estudante Nalyanne Cavalcante já recebeu o cartão, que começa a valer no dia 1º de junho. Ela, que mora em Caucaia e estuda em Fortaleza, afirma que o dinheiro economizado nas viagens vai servir para comprar o material de estudo. “Será uma ótima oportunidade não só para mim, que sou estudante, mas também para os trabalhadores”. O passageiro poderá fazer a integração entre os sistemas metropolitano e urbano no período de três horas, pagando apenas uma passagem. Por exemplo, para cada viagem integrada, a economia para o usuário é de R$ 2, para passagem inteira, e de R$ 1 para meia, debitado no Cartão Bilhete Único Metropolitano. Para o estudante Pedro Gabriel , que mora em Caucaia e durante a semana precisa se deslocar para Fortaleza, o Bilhete Único Metropolitano chegou na hora certa. “Quando comecei a estudar no IFCE, eu até pensei que seria difícil por causa da passagem, agora vai ajudar muita gente, porque muitos moram em Caucaia e estudam ou trabalham em Fortaleza”, destacou. Já vigilante Jairo Andrade avalia que o Bilhete Único será mais uma ferramenta para os mais pobres terem o serviço garantido.

Para se cadastrar é necessário levar os seguintes documentos:

  1. Original e cópia de documento de identidade com foto;

  2. Original e cópia de CPF;

  3. Original e cópia de comprovante de residência em município atendido pelo Serviço Regular Rodoviário Metropolitano, em nome do próprio usuário (caso o comprovante esteja no nome de parente de 1º grau, a comprovação do parentesco será feita com o documento de identidade; e caso seja no nome de um terceiro, tem de ser apresentada declaração de residência emitida pelo terceiro, afirmando o local de domicílio do usuário).

     

Sete pontos de cadastramento em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú:

  • Caucaia – Praça Fausto Dário Sales na Rua Coronel Correia, em frente ao número 1815;

  • Maracanaú – no estacionamento do North Shopping;

  • Fortaleza – nos terminais de Antônio Bezerra e Parangaba; na Praça José de Alencar; na sede do Sindiônibus e no Vapt-Vupt de Messejana.

     

Unidades móveis

A unidade móvel de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano, que começou a operar no dia 28 de abril e prosseguirá até o dia 20 de maio, está em Maranguape das 8h às 18h (segunda a sexta-feira). A unidade percorrerá outros municípios da RMF durante os três meses do período do cadastramento. O atendimento da unidade móvel aos sábados é das 8h às 13h.

Fonte: http://www.ceara.gov.br/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: